Connect with us

Opinião

Jorge Uequed: ele mandou baixar “Apesar da ordem do capitão, fui em direção a entrada da Câmara, com dezenas de deputados atrás de mim”

Published

on

Jorge Uequed

Novo líder

Num processo de rodízio da liderança da Câmara de Vereadores, o vereador Patricio cedeu o cargo e foi eleito um novo líder, o vereador Juarez Hoy.

Herança maldita

A saúde de Canoas vive uma crise violenta, resultado da herança deixada pelo governo Jairo Jorge, quando, sem nenhum cuidado, fez alterações no sistema de saúde.
Além de tudo, ampliou o número de pessoas a serem atendidas em nossos hospitais, realizando convênios verbais em 156 municípios, que geraram grandes despesas. E como o estado não paga os seus compromissos, Canoas teve que arcar com tudo isso.

Com a ação do Ministério Público e da polícia federal, o quadro da saúde sofreu grandes alterações, e o que Jairo Jorge já havia entregado para o Gamp agora o Judiciário determinou que o governo municipal, exercido por Busato, passasse a administrar o Hospital da Ulbra e o Pronto Socorro Municipal. O Sindicado Médico do Rio Grande do Sul (Simers), presidido pelo Dr. Monteiro, está exercendo ativa fiscalização e manutenção para a retomada normal dos serviços, a proteção dos médicos e dos pacientes.

Luz no fim do túnel
O prefeito Luiz Carlos Busato anunciou várias ações e intervenções, que no seu dizer podem promover uma luz no fim do túnel e possibilitar melhorias no sistema de saúde local.
Eleições
Já começaram a surgir as manifestações de grandes e pequenos partidos lançando seus nomes para a campanha municipal de 2020. Na última semana o ex-prefeito Jairo Jorge, que responde a vários processos na Justiça, autorizou o PDT a lançar o seu nome. Tudo vai depender de estar livre ou não.

O PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, também promove reuniões para apresentar pretendentes ao comando municipal.
Na base do governo os trabalhistas pretendem lançar a reeleição de Busato, e na oposição o PT prepara um nome surpresa para a disputa.

É bom lembrar que tudo é em função de que não existe mais coligação para as eleições de vereadores e os partidos precisam lançar nominatas próprias, o que força a ter um candidato à Prefeitura para tentar chamar a atenção dos eleitores, para as siglas e as propostas.

Emenda das eleições diretas

Corria o mês de março, no ano de 1983, quando o presidente da Câmara Nelson Marchezan (pai) marcou a sessão para a votação da emenda parlamentar que restabelecia eleições diretas para todos os cargos do Brasil.

Nós da oposição tínhamos um grupo de trabalho e estudos sobre a matéria, do qual eu participava. Após almoço fora da Câmara voltávamos para ingressar no plenário. Eram 13h30min quando chegamos ao acesso à casa e o Congresso estava cercado por militares armados.

Casualmente, eu era o primeiro da fila a ingressar, quando o capitão que chefiava a tropa intimou-me:

– “Sr. Deputado, a ordem é para que ninguém entre na Câmara”.

– “Mas eu vou entrar”, retorqui. “Aqui é minha casa de trabalho, representa um poder e ninguém pode me impedir do exercício e do compromisso que tenho com a sociedade”. Ele reagiu duramente.

– “Quem tentar entrar vai ser preso e poderá sofrer consequências, inclusive físicas”.

– “Faça o que o senhor quiser, mas eu vim do Rio Grande com um mandato de deputado e se eu me acovardar diante de alguma ordem irregular, inconstitucional e arbitrária, não terei mais cara para enfrentar o povo gaúcho”.

Ao nosso redor os jornalistas registravam tudo e as dezenas de populares atrás de mim gritavam: Vamos lá gaúcho, avante. Não podemos nos intimidar.

Olhei fixo ao capitão, que anos mais tarde me contaria a história, avancei e disse:

– “Vou entrar”.

Num gesto rápido, ele mandou baixar as baionetas e eu passei em direção a entrada principal da Câmara, com dezenas de deputados atrás de mim. A emoção tomou conta e a cada abraço de companheiros eu sentia o cumprimento do dever.

Anos mais tarde, quando cheguei numa audiência, atrasado, com o presidente José Sarney, um oficial do exército recebeu-me na porta do gabinete e disse:

– “O Presidente o está esperando, só mais alguns instantes. Sr. deputado Jorge Uequed, não se lembra de mim?”

Confessei-lhe que não. Ao que ele continuou.

– “Pois eu sou aquele capitão que no dia da votação Dante de Oliveira chefiava um grupo de soldados e cercou a Câmara dos Deputados, e o Sr. descumprindo a minha determinado lançou os braços sobre as baionetas e foi caminhando em direção à entrada do prédio. Eu não tive saída, acenei para que fossem baixadas as baionetas. Nunca mais esquecerei da sua coragem tão fortemente marcada naquele episódio. Depois, quando revistas e jornais publicavam a foto, eu dizia para meus familiares e amigos: este gaúcho tem coragem física e cívica e é um dos bons exemplos que guardo do Congresso Nacional”.

Anos mais tarde, o militar, já na reserva, numa solenidade, foi apresentado à minha filha Luciane, e lhe contou esta história.

Continue Reading

Opinião

Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo

Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.

Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.

Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.

Continue Reading

Business

Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Published

on

Photo: Shutterstock
Poesia, serviço público

O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.

Canabarro Tróis filho

A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.

A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.

Bagagem

“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).

Continue Reading

Entertainment

Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Published

on

Jorge Uequed – Momento Político

Avanço

O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.

Coligação

Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.

PSL

Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.

O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.

Carnaval

O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm