Connect with us

Segurança

“Toque de recolher é um boato”, diz secretário de Segurança

Published

on

Os canoenses viveram uma semana cercada de medo no bairro Mathias Velho. Uma onda de violência na região elevou os índices de homicídios de junho, que eram baixos até então. A sensação de insegurança cresceu após o rápido compartilhamento de um áudio nas redes sociais, supostamente gravado por criminosos, ameaçando a comunidade e decretando um toque de recolher no bairro. De acordo com o secretário de Segurança de Canoas, Ranolfo Vieira Júnior, tal situação não passa de um boato.

Toque de recolher

“É um boato que se tem, começou no máximo na segunda-feira (26), se espalha e ganha força com as redes sociais”. Ele tranquiliza a comunidade e reafirma que as escolas seguirão funcionando normalmente, assim como os demais serviços públicos da região.

Nota da BM

Assim que o boato do toque de recolher se espalhou, a Brigada Militar divulgou nota negando o fato: “A Brigada Militar está atenta e acompanhando a situação neste e nos demais bairros da cidade, e juntamente com a Polícia Civil e Guarda Municipal trabalhando para garantir a segurança da comunidade. Informamos que NÃO existe “toque de recolher” na cidade de Canoas. E NÃO há lugar que a Brigada Militar durante seus 180 anos não atue.”

Conexão

Sobre a relação do boato com o crime ocorrido na madrugada do dia 25 de junho, quando adolescentes foram mortos em uma festa no bairro Mathias Velho, Ranolfo afirma que pode existir conexão, mas que esse não é o maior problema: “o importante não é saber o motivo da boataria. O importante é dizer que não será admitido isso em Canoas.”

Números

O secretário de Segurança ainda afirma que, após reunião do GGIM, foi verificada uma redução no número de crimes patrimoniais, furto e roubo de veículos. “Até quarta-feira da semana passada estávamos com um dos menores indicadores de homicídios da história de Canoas. Eram só 3 no mês. Daí aconteceram estas mortes no final de semana, passou para seis, e agora a localização desta menina, estamos com 7. Hoje estamos com o mesmo número de homicídios que junho de 2016.”, explica o titular da pasta.

Ações

Ainda no sentido de coibir o crime, as operações integradas de segurança pública continuam, segundo o secretário. Na última semana, a ação ocorreu na Santos Ferreira com Inconfidência, Santos Ferreira com Farroupilha, Perdigão e Boqueirão com a Liberdade. “Foram 12 horas de operação de sexta-feira para sábado e sábado para domingo. Vai ser repetido nesta semana e vai ser repetido enquanto for necessário”, afirma Ranolfo. Até agora já foram realizadas 25 operações neste ano.

Continue Reading

Destaques

Estruturada rede de prevenção de violência contra as mulheres canoenses

Published

on

Foto: Derli Colomo Júnior

O município de Canoas oferece uma rede de ajuda e proteção a meninas e mulheres em situação de violência. Entre os locais, destaca-se o Centro de Referência da Mulher (CRM) Patrícia Esber, que é referência estadual e nacional por ser uma das redes de atendimento mais completas do Rio Grande do Sul.

Segundo o Observatório de Segurança Pública de Canoas, o município não registrou casos de feminicídio no ano de 2018. “Embora os dados sejam positivos, o que demonstra a eficácia da rede, o nosso foco, agora, é com a prevenção da violência e capacitação ao trabalho de quem está em risco, por isso, queremos atuar junto às adolescentes, intensificando e melhorando nossos serviços”, completa a vice-prefeita.

Para a diretora de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), Ana Moraes, embora tenhamos uma robusta legislação em prol das mulheres vítimas da violência doméstica e familiar, enquanto não houver uma transformação cultural, os índices de violência vão continuar crescendo. “Os projetos que a Diretoria vêm desenvolvendo no município de Canoas, por meio de palestras, blitz educativa e demais campanhas institucionais visam a conscientização da sociedade de modo geral, na redução de toda forma de violência contra mulheres e meninas”, pontua Ana.

Locais de assistência à mulher em situação de violência

Diretoria de Políticas para as Mulheres – é o organismo municipal responsável por articular, coordenar e monitorar as políticas municipais para as mulheres. Os objetivos são eliminar todas as formas de violência e fortalecer a autonomia das mulheres, por meio da garantia do acesso a direitos e de oportunidades de qualificação para a inserção no mercado de trabalho.
Endereço: Rua Domingos Martins, 261, sala 806 – Centro
Telefone: (51) 3427-1902

Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM) – oferece um serviço de acolhimento e acompanhamento da mulher em situação de violência.
Endereço: Rua Siqueira Campos, 321 – Centro
Telefone: (51) 3464-0706

Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) – é o órgão responsável por registrar e representar ao Judiciário contra o agressor.
Endereço: Rua Humaitá, 1120 – Marechal Rondon
Telefone: (51) 3462-6700

Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) – é um espaço de pronto atendimento a mulheres em situação de violência, junto à Delegacia.
Endereço: Rua Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2.730 – Marechal Rondon
Telefone: (51) 34259015

Sala Lilás do Hospital Universitário – realiza atendimento médico às mulheres vítimas de violência sexual.
Endereço: Avenida Farroupilha, 8001 – São José
Telefone: (51) 3478-80000

Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) – inaugurado em maio de 2018, presta serviço multiprofissional a crianças e adolescentes com até 17 anos, vítimas de violência. No Rio Grande do Sul, além de Porto Alegre, apenas Canoas disponibilizará o atendimento no Hospital Universitário. O CRAI oferece uma assistência unificada de proteção integral e redução de danos, que evita a revitimização da criança ou adolescente em relação ao atendimento.
Endereço: Avenida Farroupilha, 8001 – São José

Casa Abrigo das Mulheres em Situação de Violência – é o local para onde as mulheres com risco iminente de morte são encaminhadas de forma temporária. O endereço do local é sigiloso.

Defensoria Pública de Canoas – presta assistência jurídica gratuita e solicita ao juiz medida protetiva às mulheres encaminhadas pela Delegacia da Mulher.
Endereço: Rua Coronel Marcelino, 25 – Centro
Telefone: (51) 3472-0366

Foro Central e Juizado especializado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – é o órgão do Judiciário responsável pelo julgamento das medidas protetivas de urgência e dos casos de crime da Lei Maria da Penha.
Endereço: Rua Lenine Nequete, 60 – Centro
Telefone: (51) 3472-1182

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) – é o órgão fiscalizador e propositor das políticas públicas para as mulheres.
Endereço: Avenida Guilherme Schell, 6068 – Centro
Telefone: (51) 3476-4847

Continue Reading

Segurança

Governador anuncia liberação de 144 vagas na Penitenciária de Canoas

Published

on

Em visita ao Complexo Penitenciário de Canoas, na manhã desta terça-feira, 11, o governador do Estado, José Ivo Sartori, anunciou a liberação de 144 novas vagas para ocupação imediata.

Os espaços, que já receberão presos a partir de hoje, são da Galeria A da Penitenciária 2, que conta com 18 celas com capacidade para 8 detentos cada uma. A penitenciaria 2 tem capacidade máxima de 805 vagas que serão ocupadas gradativamente, de acordo com o governador.

O perfil dos que serão transferidos para os novos espaços será de presos que nunca estiveram no sistema prisional; condenados pela primeira vez; provenientes da vara de execuções criminais de Porto Alegre e sem ligação com facções/grupos criminosos.

Complexo

A Penitenciária 1 tem 393 vagas já ocupadas e funciona normalmente. O complexo prisional ainda conta com as penitenciarias 3 e 4, com mais 805 vagas cada uma. Uma série de problemas estruturais ainda impedem a ocupação dos demais espaços. A falta de agentes de segurança também prejudica a liberação de mais vagas.

Continue Reading

Policial

Operação Integrada é realizada na área do Perdigão, no bairro São Luís

Published

on

As ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, na área conhecida como Perdigão, no bairro São Luís, costumeiramente palco de rachas, som alto e de perturbação da ordem, ficaram tranquilas nas noites de sexta-feira, 23, e sábado, 24. No local, foram iniciadas a 24ª e a 25ª operação integrada entre as forças de segurança: Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e agentes de trânsito. A iniciativa foi motivada por inúmeras reclamações de moradores sobre perturbação noturna.

A ofensiva, que se estendeu do início da noite até o final da madrugada, teve o objetivo de combater, de forma preventiva, rachas, veículos com som alto, embriaguez ao volante e uso de entorpecentes, principalmente por menores de idade, entre outros delitos. Simultaneamente, também foram montadas blitz nas esquinas das avenidas Inconfidência com Santos Ferreira e Farroupilha com Santos Ferreira.

50 agentes, 15 viaturas e até ônibus

Somente na sexta-feira, a operação contou com mais de 50 agentes e 15 viaturas, além de motos. Até o ônibus de monitoramento da Guarda Municipal integrou a ação. O veículo, que ficou estacionado na esquina da Inconfidência com Santos Ferreira, é equipado com uma câmera para filmar em 360º.

“Objetivo é manter a ordem e o sossego do cidadão de Canoas. Isso mostra que a  segurança pública está empenhada”, explica o diretor da Guarda, Fábio Reis.

O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Valdeci Antunes dos Santos, garante que a preocupação é evitar que a população seja perturbada pela atitude de alguns. “Entendemos que todos têm o direito de expressão e de se divertir, mas esse direito acaba quando fere o dos outros”, explica.

Balada Segura

A noite de sexta-feira, 23, contou também com uma operação Balada Segura na Santos Ferreira. Ao todo, os agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Transportes e Mobilidade fiscalizaram 81 motoristas, sendo que 19 foram autuados, cinco removidos, 12 CNH recolhidas e 11 condutores foram autuados por embriaguez ao volante ou recusa. “A operação visa coibir, fundamentalmente, os excessos de alguns motoristas que ainda não se deram conta de que álcool ou qualquer outro tipo de droga não combinam com direção”, sublinha o titular da pasta, Ademir Zanetti.

Apoio da Secretaria de Obras

A operação integrada contou com o apoio da Secretaria de Obras. Servidores da pasta fizeram o bloqueio das ruas João Goulart e Juscelino Kubitschek, no bairro São Luís com tubos de concreto. “A Secretaria foi convidada para contribuir com a operação e prontamente aceitamos e aqui estamos integrados ajudando amenizar as ocorrências no final de semana”, afirma o secretário adjunto de Obras, Robson Borges.

 

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm