O assunto da manhã da sexta-feira passada, dia 9, é amado, cada vez mais, por muitas pessoas: O Ironman. As corridas já ganharam os corações dos brasileiros e gaúchos e as provas desse esporte se tornaram muito populares, como o Ironman, evento que ocorreu no dia 29 de maio de 2016, em Florianópolis, e que consiste em uma nadar 3,8 km, pedalar 180 km e correr 42,195 km.
Para falar sobre o assunto, o convidado do dia foi Marcelo Silva (foto), participante do Ironman de 2016, que concluiu, pela primeira vez, a prova tão difícil e desejada. Ele, que é advogado, é um exemplo de superação, já que nos contou que nunca gostou muito dos esportes e só participou de esportes obrigatórios no exército; era sedentário e chegou a pesar 110kg. Por problemas de saúde, decidiu mudar de vida, e encontrou no Ironman uma fonte de inspiração para se dedicar a uma vida saudável, pois já sentia uma grande admiração.
Inicialmente, os treinadores não acreditaram no potencial de Marcelo, mas ele se mostrou extremamente dedicado. Sua rotina de treinos era de 12 por semana. Ressalta ser necessário “abdicar de algumas coisas para poder superar os desafios”, e diz que após superá-los, é incrível analisar a evolução atingida. Além de muito treino, a nutrição é o principal, na opinião do atleta, pois é o que dá resistência para a conclusão da prova para a recuperação de lesões.
Ao fim do bate-papo, Marcelo Silva disse que os ensinamentos que a prova transmite estão diretamente ligados com a vida e deixou um incentivo: “a vida é um desafio, é um desafio gostoso de se viver, não só no esporte, não só para quem vai fazer um Iroman, mas para quem quer galgar alguma coisa, seja afetiva ou profissional”, concluiu.