Notícias
Triplex 164-A: Ex-presidente Lula e Marisa intimados por MP a depor como investigados
O promotor de Justiça criminal do Ministério Público de São Paulo, Cássio Conserino, intimou na tarde desta sexta-feira, 29, o ex-presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e a sua mulher, Marisa Letícia, para prestarem depoimentos no próximo dia 17 de fevereiro. Além deles, está igualmente intimado o ex-presidente da OAS, José Adelmário Pinheiro – já condenado há 16 anos na Lava Jato, mas responde em liberdade -, e o engenheiro da construtora, Igor Pontes.
O triplex 164-A do Condomínio Solaris, no Guarujá, litoral de São Paulo, é o alvo da nova fase da investigação Lava Jato, porém esta investigação do MP de São Paulo corre independente da investigação que já condenou nomes da cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) como José Dirceu e José Genuíno. A suspeita é que o mesmo pertença a Lula. Isto pode, segundo a promotoria, acusar o crime de lavagem de dinheiro.
Conserino investiga a transferência de prédios inacabados da cooperativa do sindicato dos bancários Bancoop. A apuração do MP aponta que o ex-presidente Lula pode ter ocultado ser o dono do triplex de 297 m². Quando houve a reeleição de Lula, em 2006, o petista informou a Justiça eleitoral possuir uma participação em cooperativa habitacional no valor de R$ 47 mil. A suspeita da Polícia Federal e da Procuradoria da República é de que a empreiteira a agentes públicos em troca de contratos fraudados com a Petrobrás.
A estrutura passou por obras de restauração entre abril e setembro de 2014. Conforme o engenheiro Armando Dagre, sócio-administrador da Talento Construtora, em declaração ao MP-SP, a reforma contratada pela OAS, custou R$ 777 mil.
Em julho de 2015, em entrevista para o programa Timeline, da rádio Gaúche, o Prefeito Jairo Jorge comentou as críticas do ex-presidente ao Partido dos Trabalhadores com uma frase polêmica. “Só quem não chegou ao poder, não viveu a corrupção”, proferiu. No ano passado, Lula comentou que a utopia petista foi perdida. Jairo é crítico do governo Dilma Rousseff (PT) e segue a linha do ex-governador Olívio Dutra quanto as atitudes que deveriam ser postas em prática para o que chama de “renovar o PT”. No governo Lula, Jairo foi secretário adjunto do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e chefe de gabinete e secretário-executivo do Ministério da Educação.
Destaques
Familiares e amigos procuram ajuda para tratamento de Câncer
Crislaine Jucélia da Costa, 28 anos, descobriu um câncer no colo do útero há um ano e teve que retirar o órgão, além da bexiga e parte do intestino. Agora a doença está se espalhando e ela precisa de medicação com urgência. O problema é que o remédio é caro e de difícil acesso nas farmácias.
A canoense Neida Brum tem divulgado a situação de Crislaine, buscando ajuda para a amiga, que precisa dos medicamentos Versa ou Clexane durante seis meses.
Ela comenta que normalmente pacientes que se curam do câncer e ficam com essa medicação estocada em casa. “Caso alguém possa doar alguns comprimidos ficaremos eternamente agradecidos”, diz Neida. Segundo ela, Crislaine entrou com processo solicitando a medicação pelo SUS, mas a resposta só sairá após 20 dias, no mínimo.
Quem tiver a medicação, ou quiser doar dinheiro, pode entrar em contato através do número: 996407717. Quem quiser doar diretamente para Crislaine, pode depositar: Agência: 0879 -Conta corrente: 23606-1 – Caixa – Crislaine Jucelia da Costa.
Destaques
Justiça cassa o mandato de Paulinho de Odé
A Justiça Eleitoral julgou parcialmente procedente o pedido do Partido dos Trabalhadores de Canoas e decretou a perda do mandato eletivo do vereador Paulinho de Odé, que trocou a sigla pelo PCdoB em abril. Pela decisão, a vaga passa a ser ocupada pelo primeiro suplente do PT, Herbert Poersch, conhecido como DJ Cabeção.
O ofício comunicando a decisão do juiz eleitoral da 134ª Zona Eleitoral, Sandro Antonio da Silva, foi encaminhado à presidência da Câmara na última quarta-feira, 14. Na sessão de terça-feira, 20, DJ Cabeção, atualmente filiado ao PDT, prestou o juramento na tribuna e fez o primeiro pronunciamento como vereador. O parlamentar elogiou o trabalho desenvolvido por Odé e agradeceu aos seus eleitores pela confiança.
Em comunicado, Paulo Rogerio Ambieda, o Paulinho de Odé, falou sobre o ocorrido. “Militei no PT em torno de 30 anos. No ano passado me senti perseguido, humilhado, e acabei mudando de partido”, afirma Paulinho. Segundo ele, não se sentiu a vontade de concorrer pelo PT por não concordar com várias situações, como falta de humildade por não reconhecer erros e outras questões. “Optei pelo PCdoB e havia um compromisso para que o PT não entrasse na Justiça. Mas isso não ocorreu. Desrespeitaram o povo do axé. Não respeitaram nossa história e o PCdoB”. Paulo ainda considerou a ação “extremamente truculenta e arrogante”. Ao final do comunicado, agradeceu o apoio dos eleitores e afirma que continuará lutando e militando dentro suas temáticas.
Com a nova configuração do Legislativo canoense, o PDT passa a ocupar quatro cadeiras e o PCdoB volta a ter uma. O PT, de acordo com o diretório municipal, deverá ingressar na Justiça novamente para recuperar a sua quarta cadeira, uma vez que DJ Cabeção mudou de partido depois da diplomação. Caso obtenham nova vitória judicial, Paulo Ritter deve assumir a cadeira na Câmara.
Destaques
Felipe Martini avalia contexto pós-eleitoral
Candidato a deputado estadual nas últimas eleições pelo PSDB, Felipe Martini visitou a redação do jornal Timoneiro, na terça-feira, 20. Com 11.975 votos, Martini não se elegeu, mas avalia como positiva sua trajetória, já que colaborou com a vitória de Eduardo Leite, do mesmo partido, no governo do Estado. O empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Canoas concedeu entrevista onde comenta o atual contexto pós-eleições e sobre o futuro de sua atuação política.
Participação
Martini destaca que tem participado da política em diversos aspectos, não apenas como candidato nas últimas eleições. Ele considera sua contribuição no pleito como satisfatória, e atribui o desempenho de sua sigla ao contexto de renovação política nacional, com a ascensão do PSL e candidatos vinculados à imagem de Jair Bolsonaro. “Trabalhei muito nos últimos meses. Acredito muito no que faço”, comenta Martini. Ele ainda cita que está repensando sua participação na política partidária e retomando as atividades na iniciativa privada. Mesmo assim, confirma que há convites e não descarta eventuais participações no governo municipal ou estadual.
Canoas
Questionado sobre a organização do PSDB em Canoas, Martini afirma que o foco será eleger vereadores na próxima eleição, além de continuar o trabalho de reestruturação do partido. “Nossa proposta é fazer uma nova política, já que há muito fisiologismo e ‘toma lá dá cá’ no sistema atual. Nossa política é honrada, transparente e responsável”, afirma. Segundo ele, até o final do ano serão definidos os objetivos mais específicos do partido a nível municipal.
Vitória
Em um contexto nacional, as eleições de 2018 representaram uma derrota geral para o PSDB. No Rio Grande do Sul essa lógica foi diferente, com uma vitória significativa. Para Martini, isso passa pela postura adotada pelo diretório estadual e pela figura de Eduardo Leite: “Ele vêm com uma proposta de abertura ao diálogo, tem protagonismo e um amplo apoio de Pelotas nas eleições”. Segundo ele, o PSDB do Rio Grande do Sul sempre manteve sua posição clara, por exemplo, se manifestando a favor do afastamento de Aécio Neves, quando ocorreu o escândalo relacionado ao agora deputado eleito.
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques8 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business5 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques6 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques7 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Geral6 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade
-
Comunidade9 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida
You must be logged in to post a comment Login