Connect with us

Destaques

Espírito Santo inaugura novo prédio

O local possui 1.600 metros quadrados de área construída

Published

on

esp santo

Foto: Marcos Merker

O novo prédio do Berçário do Colégio Espírito Santo será inaugurado no dia 27 de novembro, em cerimônia oficial, às 16 horas, na Rua Expedicionário, 776, bairro Nossa Senhora das Graças, em Canoas. Com projeto arquitetônico e execução do arquiteto Daniel Kroth, ex-aluno da escola, a obra foi totalmente planejada para servir ao melhor atendimento e bem-estar de bebês a partir de três meses e dos alunos do Maternal A, que em virtude da pouca idade, até 3 anos, também farão uso do prédio.

A arquitetura em estilo contemporâneo, com predominância de linhas retas, proporciona modernidade à edificação, dividida em três pavimentos que são interligados por rampas com inclinação adequada ao uso. No total, são 1.600 metros quadrados de área construída.

O acesso frontal conta com uma área de desembarque que facilita a retirada dos bebês dos veículos, garantindo mais segurança e também proteção nos dias de chuva. “O aproveitamento da inclinação do terreno favoreceu a criação da área de entrada dos carros”, afirma Daniel.

O local possui 13 salas de aula, sendo seis delas com fraldários compartimentados que atendem a duas salas, cada. Todos os ambientes de ensino são climatizados por equipamentos modernos de ar condicionado de teto.

O novo prédio do Berçário tem ainda: biblioteca de pano (própria para a idade dos bebês), sala multimídia, auditório com 24 lugares (para reuniões e palestras voltadas aos pais), cozinha industrial, refeitório, lactário, sala de amamentação, recepção, secretaria, sala da supervisora, sala dos professores, sala dos funcionários, guarita para seguranças, banheiros infantis, banheiros para funcionários e banheiro com acessibilidade a pessoas com necessidades especiais, além de dois parquinhos com grama sintética e brinquedos.

Rampas. Foto: Marcos Merker

Rampas. Foto: Marcos Merker

Rampas definem o projeto

Para idealizar o projeto do novo Berçário, o arquiteto Daniel Kroth e as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo buscaram inspiração em prédios que são referência no Rio Grande do Sul e no Paraná. “Foram feitas muitas pesquisas antes e durante a concepção do projeto. Visitamos um berçário modelo em Santa Maria e outro em Curitiba, além de pesquisas em livros e sites internacionais”, comenta o arquiteto. Com base neste levantamento de informações e referências, ele conta que planejou o prédio a partir das rampas que interligam todos os três pavimentos. “É por meio das rampas que os bebês serão conduzidos, por carrinhos, pelas berçaristas, facilitando a sua locomoção. O local das rampas resultou num átrio central que interliga todos os ambientes do Berçário, inclusive as salas de aula”, destaca Daniel. Além das rampas, o prédio também é dotado de escadas e elevador.

Foto: Marcos Merker

Foto: Marcos Merker

Medidas de sustentabilidade

Para proporcionar a entrada de iluminação natural no interior da edificação, o arquiteto Daniel Kroth projetou uma abertura zenital na parte superior do átrio do Berçário. Desta forma, não é necessário ligar as luminárias, evitando o uso de energia elétrica durante o dia. Outras medidas de sustentabilidade adotadas na arquitetura do espaço são as luminárias com a tecnologia LED, que também reduzem o consumo de energia. As esquadrias de todas as salas são amplas e permitem a entrada de iluminação natural e foram executadas em alumínio branco. “A opção pelo vidro permite aproximar a natureza do entorno para dentro do prédio”, observa Daniel.

Foto: Marcos Merker

Foto: Marcos Merker

Cores que alegram

O azul marinho, cor que identifica o Colégio Espírito Santo, é predominante na fachada do novo prédio do Berçário. Porém, o que chama a atenção de quem passa em frente ao local é o uso de cores diversas, em degradê, nos brises das janelas. “Este colorido reforça o aspecto de escola infantil. Antes, a construção era sóbria, em cinza, azul e branco. Os acabamentos deram mais alegria ao prédio”, comenta o arquiteto Daniel Kroth, que orientou o trabalho de comunicação visual da empresa Identity, responsável pela sinalização interna, letreiro e brises da fachada.

O degradê de cores também aparece nos armários das salas e na decoração de vários ambientes. Outro destaque divertido do projeto é o conceito dos círculos, presente na grade externa e nos espaços internos do prédio. As “escotilhas coloridas” nas paredes foram pensadas para que os pais e alunos possam visualizar o que está acontecendo nas das salas de aula, além de garantir mais iluminação natural. “O uso de diversas cores nas escotilhas proporcionou um ambiente mais divertido, dinâmico e lúdico para as crianças”, afirma o arquiteto.

 

Dez anos de serviço

O Berçário do Colégio Espírito Santo foi implantado em 2005, atendendo aos pedidos de pais interessados em matricular os filhos, ainda bebês, na instituição. Até dezembro de 2013, o serviço teve como sede a antiga casa na Rua Expedicionário. De 2014 a 2015, período de construção do novo prédio, as atividades foram transferidas para outra casa, na Rua Gomes Freire de Andrade.

O Berçário acolhe crianças de 3 meses a 2 anos de idade, sendo destinado não só ao desenvolvimento físico, como também ao desenvolvimento intelectual e social. Neste espaço privilegiado de aprendizagem, são realizadas atividades de estimulação com enfoque voltado à socialização, ao desenvolvimento da linguagem e às condutas psicomotoras. Junto a essas capacidades expressivas, o bebê realiza importantes conquistas no plano da sustentação do próprio corpo, representadas em ações como virar, rolar e sentar-se. Estas conquistas antecedem e preparam para o aprendizado da locomoção, o que amplia muito a possibilidade de ação independente.

Foto: Marcos Merker

Foto: Marcos Merker

Relação mais do que profissional

A participação do arquiteto Daniel Kroth no projeto do novo Berçário do Colégio Espírito Santo é marcada pelo profissionalismo e também pelo carinho próprio de um ex-aluno. “Sinto-me honrado em poder contribuir com o colégio em que estudei desde criança”, afirma ele, que iniciou sua formação no maternal. “Estudei no CES até a 8ª série, pois na minha época ainda não havia o Ensino Médio”, relembra. Já formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Daniel recebeu, no início de 2010, um convite para desenvolver o projeto de um pórtico para a escola. “A partir daí, projetei inúmeras obras de melhorias e projetos novos. Sempre com a intenção de modernizar e tornar o ambiente de estudo mais aprazível para os estudantes. Tenho uma relação de muito respeito com as irmãs e elas acreditam no meu trabalho, permitindo que eu tenha liberdade para criar”, declara o arquiteto.

Continue Reading
Click to comment

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Destaques

Recursos do Carnaval são destinados para a área da saúde

Published

on

UPA Caçapava tem 35% da reforma concluída com verbas economizadas no Carnaval 2019 / Foto: Graziele Albuquerque

Na última segunda-feira, 17, a Prefeitura de Canoas cancelou oficialmente o Carnaval 2020 com o intuito de garantir mais recursos para a Saúde do município. O comunicado postado em redes sociais causou alvoroço entre os carnavalescos pelo fato do Carnaval ser cancelado pelo segundo ano consecutivo.

A economia de mais de meio milhão de reais que iria para o evento será destinada a para a conclusão da Clínica de Saúde da Criança, e também para a compra de equipamentos para a unidade que vai funcionar 24h no Hospital Universitário.

O prefeito Luiz Carlos Busato destacou que, mais do que nunca, a gestão eficiente dos recursos municipais é necessária para garantir os serviços essenciais à população. “Espero contar com a compreensão da comunidade carnavalesca que acompanhou todo o nosso trabalho durante o ano para viabilizar o carnaval sem custos aos cofres públicos. Infelizmente não tivemos apoio da iniciativa privada. Vivemos em um momento de crise no país, que exige que façamos escolhas. Estamos priorizando a saúde da nossa população”, assinalou Busato.

Para os integrantes das escolas de samba, o anúncio da Prefeitura foi surpresa para todos. “Através das redes sociais descobrimos que o nosso Carnaval seria cancelado. Achamos uma falta de respeito com o povo carnavalesco, já estamos há dois anos na espera e agora, simplesmente, pela mídia social, cancelar o Carnaval sem ao menos ter nos chamado”, desabafa Daniel, integrante da escola Neném da Harmonia.

Durante todo o ano aconteceram reuniões com a sociedade carnavalesca de Canoas. O secretário de Cultura, Mauri Grando, relembrou que foi dito aos carnavalescos que eles deveriam “construir uma realidade diferente” dentro das escolas.

A Associação das Escolas de Samba de Canoas (AESC) elaborou um projeto, com oficinas produtivas dentro das agremiações, mas este foi indeferido pela Procuradoria Geral do Município, por ser ano de eleição.

Segundo o secretário de Cultura, o presidente da AESC, Noé Oliveira, já estava ciente do cancelamento, pois foi realizada uma reunião na sexta-feira, 14, onde foi exposta a situação.

Mauri Grando explicou o fato de eventos tradicionais de Canoas, como a Festa do Trabalhador, a Semana de Canoas, Feira do Livro e a Semana Farroupilha serem mantidos. “Todo e qualquer evento parte de uma forma, o número de pessoas que atinge a Semana Farroupilha, por exemplo, é 120 mil, ao contrário do Carnaval, que no último foram 5 mil pessoas. Não sei se teremos outros eventos esse ano”, concluiu o secretário.


Upa Caçapava tem 35% de obras concluídas com valor economizado em 2019

Ao cancelar o Carnaval de 2019, a Prefeitura de Canoas garantiu que destinaria a verba da folia para a reforma da UPA Caçapava e para as obras do novo prédio da UBS Santa Isabel; ambas estão em execução.

A equipe de reportagem do jornal Timoneiro visitou a obra de extensão da UPA Caçapava, que promete ser a maior Clinica de Saúde da Família canoense. No total, são 30 funcionários trabalhando na reforma que está com 35% concluída.

A inauguração da unidade, que será a maior do município, deverá acontecer em junho, e a expectativa é que ela atenda uma demanda maior do que a antiga UPA.

Continue Reading

Destaques

Sede da 2ª Companhia da Brigada Militar é entregue à população

Published

on

Foto: Pablo Reis

 

A inauguração da nova sede da 2ª Companhia da Brigada Militar aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, em frente à Praça Dona Mocinha (Rua Júlio de Castilhos, bairro Niterói – Canoas). O investimento foi de R$ 350 mil e os 300 m² de área construída contam com um prédio que um foi pensado para atender as demandas policiais, com sala de reuniões, local para treinamento, recepção e atendimento ao público. De acordo com a Prefeitura, a unidade também vai atender o bairro Nossa Senhora das Graças.

Pronunciamento de autoridades

O vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que também já foi secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, destacou o alto investimento da Prefeitura em segurança.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirmou que a segurança pública tem sido uma das prioridades da atual gestão, “já que os canoenses viviam uma forte sensação de insegurança”.

O Comandante Geral da Brigada Militar, Rodrigo Mohr Picon, parabenizou a Administração: “Isso é fruto de um trabalho integrado e, principalmente, da importância que é dada pela Prefeitura e pela comunidade de Canoas ao serviço policial. Nas cidades em que há essa preocupação com a segurança, os índices de violência diminuem e Canoas é um exemplo de inteligência policial, de integração das forças policiais e da interação com a comunidade”.

Também participaram do ato de inauguração as demais lideranças municipais, vereadores de Canoas, operadores da segurança pública e a comunidade em geral.

 

 

Continue Reading

Destaques

HNSG realiza palestra sobre “Prevenção do câncer aos 30 anos”

Published

on


O Hospital Nossa Senhora das Graças realizou, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, uma palestra gratuita com o tema “Prevenção do câncer aos 30 anos”, na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro.

O encontro aconteceu no Auditório Sady Schiwitz, na Prefeitura de Canoas, e teve como palestrante o Dr. Sören  Marian Chicata Sutmöller, oncologista de reconhecida experiência em serviços de pesquisas médica na área do Câncer e especialista no assunto.

A atividade faz parte do ciclo de ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro, data escolhida para aumentar a visibilidade e a conscientização sobre a doença.

Ao final da palestra, a equipe de reportagem do Timoneiro conversou com o Dr. Sören, que destacou a necessidade de uma mudança na forma de abordar a prevenção do câncer. “A intenção é tentar transmitir um conceito de que o câncer aparece pelo menos duas décadas antes, a partir dos 30 anos”.

De acordo com o especialista, é possível mudarmos alguns fatores de risco antes que a doença apareça. Pois, de acordo com ele, na verdade, quando a pessoa faz prevenção aos 50 anos de idade, só está fazendo o diagnóstico precoce e não a prevenção de fato. “Nosso intuito é fomentar o pensamento na população de que podemos ser protagonistas e não somente expectadores”, concluiu.

Índices

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) divulgou números de Incidência de Câncer no Brasil. O documento aponta o registro de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e em 2019.

O câncer de pele não melanoma, o mais frequente do país, deve chegar a 165 mil novos casos diagnosticados. Já no âmbito da saúde da mulher, o câncer de mama terá 59 mil ocorrências, enquanto que o de colo de útero, 16 mil. O câncer de intestino em mulheres também alcançará a marca de 19 mil casos, nos homens, 17 mil.

Para os homens, a neoplasia na próstata terá um aumento com o registro de 68 mil pessoas. O segundo lugar é o câncer de pulmão, com 18 mil pacientes.

 

 

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm