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Governo Jairo Jorge gasta R$ 16 milhões em propaganda

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Jornal da Prefeitura de Canoas/Foto: Bruno Lara/OT

Jornal da Prefeitura

Dos R$ 12 milhões pretendidos pelo governo em publicidade (anúncios em jornais, rádios e TVs) em 2015, cerca de R$ 3 milhões já está comprometido. O levantamento de nossa equipe apontou que o Executivo paga as agências de publicidade como a Escala Comunicações e Marketing e a Competence Comunicação e Marketing que, em cinco meses, empenhou R$ 2.360.000,00 do tesouro e as grandes emissoras do país não aparecem como grandes receptoras deste dinheiro. Também nesta matéria, os cinco órgãos que mais receberão recursos em 2015.
O edital de número 109/2015, publicado na segunda-feira, 11, pela Prefeitura Municipal de Canoas será aberto às 10 horas do dia 25 de junho. Este busca uma empresa especializada para a prestação de serviços de publicidade e propaganda por intermédio de agência de propaganda para intermediar ações de publicidade para a PMC.
O tema já foi assunto em matérias de O Timoneiro. Em junho de 2013, noticiamos que a Prefeitura gastou R$ 7 milhões em marketing. “A reportagem de OT fez ampla pesquisa no Portal e não encontrou empenhos relacionados a nenhuma publicação publicitária feitas diretamente aos jornais, rádios e TVs. Segundo dados obtidos através do site da Prefeitura, nos cinco primeiros meses de 2013 o valor total empenhado pela Secretaria de Comunicação da administração municipal é de R$ 7.070.887,90. Deste total, R$ 5.458.291,93 foram para as agências de publicidade Escala e Competence, R$ 163.800,00 para a sua rádio web e R$ 478.499,40 para a Zero Hora (sendo quase a totalidade deste último valor para impressão do Jornal de Canoas, que é produzido semanalmente pela Prefeitura com tiragem de 100.000 exemplares)”, dizia a denúncia.
Em apenas cinco meses, o comprometimento do Tesouro Livre para publicidade já ultrapassou os R$ 3 milhões, conta que provavelmente ficará para o sucessor do prefeito Jairo Jorge (PT) em 2017. Jairo Jorge da Silva é formado em jornalismo e atuando na profissão durante sete anos, de 1993 a 2000.

Veículos e valores
Segundo apurado pela equipe de O Timoneiro, a Escala Comunicações e Marketing ficou com a maior fatia, aproximadamente R$ 2.360.000,00 empenhados, mais os Liquidado: R$ 411.824,47 liquidados de contas anteriores. A Agência Radioweb, citada já em 2013, responsável pela web rádio da cidade, neste ano, recebeu R$ 50.800,02 e empenhou R$ 258.840,02.
A Zero Hora, do grupo RBS, ficou com R$ 538.169,00 do montante. A Caldas Júnior, razão social do Correio do Povo, recebeu R$ 456,00 em 6 de fevereiro deste ano. O grupo Sinos empenhou R$ 56.561,20 e recebeu R$ 15.559,75. O total, até maio, é de aproximadamente R$ 3.157.009,00. Destes e de dívidas contraídas anteriormente, R$ 463.283,35 já saíram dos cofres públicos segundo o portal da transparência.
O Jornal da Prefeitura de Canoas, veículo institucional do Governo Municipal, circula semanalmente, com 90 mil exemplares e impressão na gráfica de Zero Hora, do grupo RBS. Segundo dados levantados pela redação, a empresa responsável pela distribuição do impresso, Ludstar LTDA-ME, empenhou, até o mês vigente, R$ 483.840,88.

Perspectivas
Mas os gastos não param por aí. Segundo o Quadro de Detalhamento da Despesa (QDD), do orçamento anual do exercício de 2015, o a Secretaria de Comunicação planeja, para publicidade de eventos e ações do governo, o montante de R$ 12.910.000,00. Para a manutenção do órgão e coordenações das atividades da Secretaria de Comunicação (Secom), o custo chegará a R$ 3.377.200,00. A soma das importâncias chega ao custo de R$ 16.287.200,00 com o órgão responsável por fazer a cobertura de toda Prefeitura, por meio de ações de divulgação, elaboração de eventos e assessoria de imprensa. A pasta é responsável pela criação da identidade da Administração Municipal e pelos veículos de comunicação do Governo Municipal, entre eles o site, Jornal de Canoas e Boletim do Servidor.
A Secom, que tem como titular Lurdes Nascimento e Luciano do Monte Ribas como adjunto, recebe mais recursos que a Procuradoria Geral do Município (PGM), que a Controladoria Geral do Município (CGM), que a Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Capitação e Inovação (SMPECI), Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI), Instituto Canoas XXI, entre outras. A Secretaria de Saúde, chefiada por Marcelo Bósio (PT), é a que mais receberá recursos, somando, ao final do ano, R$ 443.251.153,00. Seguida por R$ 236.906.945,00 da Secretaria Municipal de Educação (SME), chefiada por Eliezer Pacheco (PT), marido da deputada federal Maria do Rosário (PT)
Dando sequência à lista o Canoas Prev deve ficar com o montante de R$ 153.244.000,00, a Secretaria Municipal de Obras (SMO), R$ 118.387.671,00, órgão chefiado por Alcy Paulo de Oliveira (PDT), conhecido na cidade por Cica. Em 2013, em uma matéria veiculada no portal G1, Cica aparece como líder na lista dos condenados por acúmulo ilícito de dinheiro nos últimos dez anos. De acordo com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alcy deve aos cofres públicos o montante de R$ R$ 3.657.790,43. Para fechar os cinco primeiros que mais receberão dinheiro neste ano a Secretaria de Transportes e Mobilidade (SMTM), que receberá R$ 93.419.100,00. A pasta é chefiada por Oswaldo Steffen (PTB), que era titular no governo Ronchetti (PSDB) e voltou a assumi-la no governo Jairo Jorge (PT).

O que diz a Prefeitura
Em nota, a Prefeitura Municipal de Canoas informou que seus atos estão embasados na Constituição Federal, em seu artigo 37, determina que a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedeça aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Materiais de consumo
Material de consumo é todo o material utilizado para execução das atividades da Administração Municipal que não são considerados bens permanentes. Ex.: Folhas, canetas, papel higiênico, sabonete…

Terceiros – Pessoas Jurídicas
Dotação orçamentária destinada a pagamento de despesas decorrentes de serviços prestados por empresas PJ. Atualmente, temos os seguintes contratos vigentes na SECOM: 148/2010 – Competence; 149/2010 – Escala; 14/2013 – Radioweb; 146/2011 – Zero Hora (parque gráfico)
Por fim, a resposta da Secretaria de Comunicação afirma que “este governo trabalha com a política de comunicação centralizada e não “proibitiva”. Ou seja, os secretários concedem entrevistas sempre que demandados, mas a interlocução passa pela Secom”.

Quadro de detalhamento da despesa da Secretaria de Comunicação em 2015

Manutenção e coordenação das atividades da Secretaria de Comunicação
VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS-PESSOAL CIVIL R$ 2.150.600,00
OUTRAS DESPESAS VIARIÁVEIS-PESSOAL CIVIL R$ 19.700,00
DIÁRIAS-PESSOAL CIVIL R$ 5.000,00
MATERIAL DE CONSUMO R$ 87.000,00
PASSAGENS E DESPESAS COM LOCOMOÇÃO R$ 30.000,00
OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS-PESSOA FÍSICA R$ 5.000,00
OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS-PESSOA JURÍDICA R$ 905.000,00
AUXÍLIOTRANSPORTE R$ 9.900,00
DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES R$ 100.00,00
LOCAÇÃO DE MÃO-DE-OBRAS R$ 5.000,00
OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS-PESSOA JURÍDICA R$ 5.000,00
EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE R$ 55.000,00

Publicidade de eventos e ações do governo
MATERIAL DE CONSUMO R$ 500.000,00
OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS-PESSOA FÍSICA R$ 5.000,00
OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS-PESSOA JURÍDICA R$ 12.000.000,00
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS E CONTRIBUTIVAS R$ 5.000,00
DESPESAS DE ECERCÍCIOS ANTEROIRES R$ 400.000,00

TOTAL R$ 16.287.200,00

Previsão orçamentária de Canoas em 2015

ÓRGÃOS TOTAL (R$)
CM 35.500.00,00
Gabinete do Prefeito (GP) 34.262.200,00
Procuradoria Geral do Município (PGM) 10.602.705,00
Controladoria Geral do Município (CGM) 2.221.900,00
Secretaria de Comunicação (Secom) 16.287.200,00
Sec. Mun. de Projetos Especiais, Capitação e Inovação (SMPECI) 7.545.500,00
Sec. Mun. Planejamento e Gestão (SMPG) 40.258.500,00
Sec. Mun. da Fazenda (SMF) 86.738.630,00
Sec. Mun. Relações Institucionais (SMRI) 4.396.000,00
Sec. Mun. de Educação (SME) 236.906.945,00
Sec. Mun. de Esporte e Lazer (SMEL) 22.784.018,00
Sec. Mun. de Meio Ambiente (SMMA) 45.454.551,00
Sec. Mun. Desenvolvimento Social (SMDS) 22.093.860,00
Sec. Mun. de Saúde (SMS) 443.251.153,00
Sec. Mun. Desenvolvimento Econômico (SMDE) 23.676.200,00
Sec. Mun. de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) 17.248.446,00
Sec. Mun. de Obras (SMO) 118.387.671,00
Sec. Mun. de Transporte e Mobilidade (SMTM) 93.419.100,00
Sec. Mun. de Serviços Urbanos (SMSU) 59.344.600,00
Sec. Mun. de Cultura (SMC) 21.162.600,00
Sec. Mun. de Segurança Pública e Cidadania (SMSPC) 52.507.482,00
EEA 2.884.490,00
Instituto Canoas XXI 889.300,00
RC 16.000.000,00
CanoasPrev 153.244.000,00
TOTAL 1.167.067.051,00

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Recursos do Carnaval são destinados para a área da saúde

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UPA Caçapava tem 35% da reforma concluída com verbas economizadas no Carnaval 2019 / Foto: Graziele Albuquerque

Na última segunda-feira, 17, a Prefeitura de Canoas cancelou oficialmente o Carnaval 2020 com o intuito de garantir mais recursos para a Saúde do município. O comunicado postado em redes sociais causou alvoroço entre os carnavalescos pelo fato do Carnaval ser cancelado pelo segundo ano consecutivo.

A economia de mais de meio milhão de reais que iria para o evento será destinada a para a conclusão da Clínica de Saúde da Criança, e também para a compra de equipamentos para a unidade que vai funcionar 24h no Hospital Universitário.

O prefeito Luiz Carlos Busato destacou que, mais do que nunca, a gestão eficiente dos recursos municipais é necessária para garantir os serviços essenciais à população. “Espero contar com a compreensão da comunidade carnavalesca que acompanhou todo o nosso trabalho durante o ano para viabilizar o carnaval sem custos aos cofres públicos. Infelizmente não tivemos apoio da iniciativa privada. Vivemos em um momento de crise no país, que exige que façamos escolhas. Estamos priorizando a saúde da nossa população”, assinalou Busato.

Para os integrantes das escolas de samba, o anúncio da Prefeitura foi surpresa para todos. “Através das redes sociais descobrimos que o nosso Carnaval seria cancelado. Achamos uma falta de respeito com o povo carnavalesco, já estamos há dois anos na espera e agora, simplesmente, pela mídia social, cancelar o Carnaval sem ao menos ter nos chamado”, desabafa Daniel, integrante da escola Neném da Harmonia.

Durante todo o ano aconteceram reuniões com a sociedade carnavalesca de Canoas. O secretário de Cultura, Mauri Grando, relembrou que foi dito aos carnavalescos que eles deveriam “construir uma realidade diferente” dentro das escolas.

A Associação das Escolas de Samba de Canoas (AESC) elaborou um projeto, com oficinas produtivas dentro das agremiações, mas este foi indeferido pela Procuradoria Geral do Município, por ser ano de eleição.

Segundo o secretário de Cultura, o presidente da AESC, Noé Oliveira, já estava ciente do cancelamento, pois foi realizada uma reunião na sexta-feira, 14, onde foi exposta a situação.

Mauri Grando explicou o fato de eventos tradicionais de Canoas, como a Festa do Trabalhador, a Semana de Canoas, Feira do Livro e a Semana Farroupilha serem mantidos. “Todo e qualquer evento parte de uma forma, o número de pessoas que atinge a Semana Farroupilha, por exemplo, é 120 mil, ao contrário do Carnaval, que no último foram 5 mil pessoas. Não sei se teremos outros eventos esse ano”, concluiu o secretário.


Upa Caçapava tem 35% de obras concluídas com valor economizado em 2019

Ao cancelar o Carnaval de 2019, a Prefeitura de Canoas garantiu que destinaria a verba da folia para a reforma da UPA Caçapava e para as obras do novo prédio da UBS Santa Isabel; ambas estão em execução.

A equipe de reportagem do jornal Timoneiro visitou a obra de extensão da UPA Caçapava, que promete ser a maior Clinica de Saúde da Família canoense. No total, são 30 funcionários trabalhando na reforma que está com 35% concluída.

A inauguração da unidade, que será a maior do município, deverá acontecer em junho, e a expectativa é que ela atenda uma demanda maior do que a antiga UPA.

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Sede da 2ª Companhia da Brigada Militar é entregue à população

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Foto: Pablo Reis

 

A inauguração da nova sede da 2ª Companhia da Brigada Militar aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, em frente à Praça Dona Mocinha (Rua Júlio de Castilhos, bairro Niterói – Canoas). O investimento foi de R$ 350 mil e os 300 m² de área construída contam com um prédio que um foi pensado para atender as demandas policiais, com sala de reuniões, local para treinamento, recepção e atendimento ao público. De acordo com a Prefeitura, a unidade também vai atender o bairro Nossa Senhora das Graças.

Pronunciamento de autoridades

O vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que também já foi secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, destacou o alto investimento da Prefeitura em segurança.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirmou que a segurança pública tem sido uma das prioridades da atual gestão, “já que os canoenses viviam uma forte sensação de insegurança”.

O Comandante Geral da Brigada Militar, Rodrigo Mohr Picon, parabenizou a Administração: “Isso é fruto de um trabalho integrado e, principalmente, da importância que é dada pela Prefeitura e pela comunidade de Canoas ao serviço policial. Nas cidades em que há essa preocupação com a segurança, os índices de violência diminuem e Canoas é um exemplo de inteligência policial, de integração das forças policiais e da interação com a comunidade”.

Também participaram do ato de inauguração as demais lideranças municipais, vereadores de Canoas, operadores da segurança pública e a comunidade em geral.

 

 

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HNSG realiza palestra sobre “Prevenção do câncer aos 30 anos”

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O Hospital Nossa Senhora das Graças realizou, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, uma palestra gratuita com o tema “Prevenção do câncer aos 30 anos”, na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro.

O encontro aconteceu no Auditório Sady Schiwitz, na Prefeitura de Canoas, e teve como palestrante o Dr. Sören  Marian Chicata Sutmöller, oncologista de reconhecida experiência em serviços de pesquisas médica na área do Câncer e especialista no assunto.

A atividade faz parte do ciclo de ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro, data escolhida para aumentar a visibilidade e a conscientização sobre a doença.

Ao final da palestra, a equipe de reportagem do Timoneiro conversou com o Dr. Sören, que destacou a necessidade de uma mudança na forma de abordar a prevenção do câncer. “A intenção é tentar transmitir um conceito de que o câncer aparece pelo menos duas décadas antes, a partir dos 30 anos”.

De acordo com o especialista, é possível mudarmos alguns fatores de risco antes que a doença apareça. Pois, de acordo com ele, na verdade, quando a pessoa faz prevenção aos 50 anos de idade, só está fazendo o diagnóstico precoce e não a prevenção de fato. “Nosso intuito é fomentar o pensamento na população de que podemos ser protagonistas e não somente expectadores”, concluiu.

Índices

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) divulgou números de Incidência de Câncer no Brasil. O documento aponta o registro de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e em 2019.

O câncer de pele não melanoma, o mais frequente do país, deve chegar a 165 mil novos casos diagnosticados. Já no âmbito da saúde da mulher, o câncer de mama terá 59 mil ocorrências, enquanto que o de colo de útero, 16 mil. O câncer de intestino em mulheres também alcançará a marca de 19 mil casos, nos homens, 17 mil.

Para os homens, a neoplasia na próstata terá um aumento com o registro de 68 mil pessoas. O segundo lugar é o câncer de pulmão, com 18 mil pacientes.

 

 

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