Política
Parlamento Metropolitano discute problemas comuns à região
A criação de regiões metropolitanas, de acordo com a Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE), tem como objetivo a busca de soluções para problemas urbanos partilhados por cidades aglomeradas, que extrapolavam a esfera dos municípios. A Região Metropolitana de Porto Alegre, instituída em 1973, integrava 14 municípios: Alvorada, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Guaíba, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Viamão. Atualmente a região já conta com 34 cidades.
Dentro desta lógica, da solução de problemas comuns, foi criado em 2015 o Parlamento Metropolitano. A organização engloba os vereadores das diversas cidades que compõem o aglomerado geográfico. O atual presidente do órgão e vereador de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (Rede), visitou a sede de O Timoneiro, na última terça-feira, 13, para relatar as atividades desempenhadas pelo grupo.
União
“A ideia é pluripartidária, buscamos convergências para a região. Temos diversas pautas em comum, além de debates importantes”, afirma Mauro Pinheiro. Ele também destaca que a organização tem promovido a comunicação entre as câmaras municipais, com troca de informações entre vereadores. “Não temos nenhuma estrutura nem orçamento, é um trabalho quase voluntário feito pelos vereadores”, diz Mauro.
Segurança
Um dos pontos de maior interesse público entre os municípios vizinhos é o relacionado à Segurança Pública. “É impossível resolver esses assuntos em um lugar só”, comenta Pinheiro. Para ele, o uso de tecnologias de monitoramento devem ser interligadas entre as cidades. Agora, por exemplo, a identificação de veículos roubados é dificultada quando a ação envolve mais de um município.
Transporte
Outro ponto de destaque é a regulamentação de aplicativos de transporte. De acordo com o vereador, Porto Alegre tem sido exemplo na discussão sobre a atividade. Mauro cita sua iniciativa na cidade, onde teve aprovada emenda que suprimiu artigo que proibia que veículos de outros municípios pudessem atuar em Porto Alegre. A questão é parecida com o atual problema das linhas de ônibus da região metropolitana. Com linhas duplicadas, diversas empresas não podem aceitar passageiros em determinados municípios. “Nós queremos buscar convergências e soluções para isso. A legislação do transporte público tem que ser evoluída. O sistema está ultrapassado e deve se adequar a novas realidades”, afirma Pinheiro.
Regiões
De acordo com o vereador porto-alegrense, para facilitar o trabalho e a mobilização, foi definida uma divisão do Parlamento Metropolitano em sete regiões: Porto Alegre; Vale do Gravataí (Santo Antônio da Patrulha, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão); Vale do Rio dos Sinos (Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Canoas); Vale do Caí (Capela de Santana, Montenegro, Portão e São Sebastião do Caí); Vale do Sapateiro (Novo Hamburgo, Sapiranga, Campo Bom, Nova Hartz, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Araricá); Vale do Paranhana (Igrejinha, Parobé, Rolante e Taquara); e Região Carbonífera (Arroio dos Ratos, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, São Jerônimo e Triunfo).
Entertainment
MDB reforça o time de pré-candidatos a vereador

Na última terça-feira, 18, o MDB de Canoas fez uma reunião presidida pelo vereador e Presidente Municipal do partido, Cezar Mossini. Reuniu-se lideranças e pré-candidatos a vereadores do partido,para orientações jurídicas e documentações prévias para a Convenção Municipal, que ainda não tem data definida.
Reforçou o time de pré-candidatos do partido, Paulo Accinelli. Ex-vereador do município e atual presidente da Fundação de Saúde, bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar e secretário, idealista de projetos sociais na área dos esportes, agregou-se ao MDB com sua equipe e seus apoiadores.
Segundo o Mossini, a nominata do MDB canoense está quase completa. “O partido está se fortalecendo cada vez mais”, garantiu o presidente municipal.
O MDB canoense que já tinha declarado ser aliado do prefeito Busato nas eleições a prefeito confirmou que estará ao lado do então chefe do executivo canoense.
Política
Partido NOVO elege Diretório Municipal

A primeira convenção do Diretório Municipal do Partido NOVO em Canoas foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento foram eleitos por aclamação os membros do diretório: Leandro Hendler como presidente, Matheus Kleber como vice e Guilherme Lannig e Francisco Rypl como secretários. Juntos, eles irão conduzir o trabalho da sigla na cidade, focado nas eleições municipais.
O partido já tem um candidato aprovado em processo seletivo, Camilo Bornia, para concorrer à prefeitura de Canoas, e está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos a vereador. Mais informações no link https://novo.org.br/queroservereador/.
O deputado estadual Fábio Ostermann e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato participaram da convenção, além de membros do NOVO em Canoas e outras cidades da região.
Política
Partido Liberal aposta em renovação no Legislativo municipal

Heider Couto, presidente do Partido Liberal (PL) em Canoas, visitou nossa redação na terça-feira, 4, para falar sobre as estratégias do partido e convidar população e possíveis concorrentes a vereador a procurarem a sede do partido.
Com apenas 29 anos, Heider tem posição firme e tranquila ao falar sobre sua trajetória à frente da sigla no município e da construção da lista de nomes para o próximo pleito. Ele afirma que o PL não está preocupado em montar nominata para 2020, pois vem fazendo isso desde janeiro de 2017.
Perfil do partido
De acordo o presidente, o Partido Liberal quer ser um dos maiores do RS, e já é oficialmente o terceiro maior do país, contando com 41 deputados federais, ficando atrás somente do PT e do PSL. É um partido de centro e que não tem perfil em fazer oposição aos governos atuais. “Nenhum governo irá conseguir contentar a todos, pois sempre teremos que abranger todas as camadas populacionais. Nosso papel é de colaborar para uma sociedade melhor”, comenta Couto.
Foco na vereança
Heider revelou à nossa reportagem que o grande compromisso para as próximas eleições em Canoas é o de eleger um vereador novo, “pois não vamos aceitar vereador com mandato já”. Ainda contou que 85% da lista de nomes já está completa, entre homens e mulheres, e deste número, mais da metade foram candidatos a vereador em 2016, ou seja, já tiveram testes nas urnas, com potencial, muitos migrados de diversos partidos e que acreditam no PL.
O presidente destacou as atuações do deputado federal Giovani Cherini, terceiro maior votado no último pleito no Estado, coordenador da bancada gaúcha e de ações expressivas nos últimos dois anos, através de emendas, como um grande incentivo para todos. “É um grande líder e orgulho para o partido. Com isso, temos a pretensão de eleger cerca de 50 vereadores que vêm para o PL pela janela partidária, e queremos eleger 300 vereadores e 50 prefeitos, entre prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou.
Convite a pré-candidatos
Heider finalizou nossa conversa convidando a população canoense e, principalmente, pré-candidatos que não tenham partido definido a procurarem a sede do PL (Candido Machado, 385, Centro). “O PL tomou muito cuidado para que não tenhamos dono, temos um sistema cooperativista. Investiremos em cursos e todos terão chances iguais. Tenho certeza absoluta de que teremos cadeiras garantidas no Legislativo municipal. Procure o PL.”, finalizou.
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques9 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business6 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques7 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques8 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Comunidade10 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida
-
Geral7 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade