Política
Contas de 2016 do governo Jairo Jorge são rejeitadas pelo TCE
No último dia 3 de setembro, o Relator Alexandre Postal, Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, julgou desfavorável o Processo 002730-0200/16-3, atendendo a indicações técnicas, no qual advertiu, alertou, determinou Ciência à PGJ e à PRE e verificação em futura auditoria e rejeição às contas de Governo do ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge da Silva durante o exercício de 2016.
A análise das contas foi submetida ao TCE em 17 de abril de 2018, sendo agora julgada. Também foram analisados os atos de Lúcia Elisabeth Colombo Silveira (Vice-Prefeita), Paulo Roberto Ritter (Pres. Legislativo) e Ricardo Zamora (Procurador Geral do Mun.), que foram considerados, no atual julgamento de recurso, isentos de responsabilidade, uma vez que, segundo o Relator, “não tinham condições, quando de suas funções, de mudar a realidade financeira do município”.
Alexandre Postal declarou “descabida a declaração do réu ao afirmar que as condições financeiras da gestão não poderiam sanar o desequilíbrio que agravaram a crise nas contas do governo”, e destacou o item que detalha o déficit na Educação Infantil, alegando que as vagas para as creches deveriam ser prioridade na administração.
O processo – Resultado das verificações procedidas
As irregularidades a seguir, indicadas nas manifestações da Área Técnica, de responsabilidade do Sr. Jairo Jorge da Silva (Prefeito), desvelam a transgressão a dispositivos constitucionais e a normas de administração financeira e orçamentária.
Apontou ainda as falhas na época do portal de transparência do município e ao cumprimento da lei de acesso a informação
Gestão Fiscal e Desequilíbrio financeiro
A administração de Jairo Jorge não atendeu aos preceitos inscritos no art. 42 da LC Federal nº 101/2000, tendo em vista que não havia suficiente disponibilidade financeira para as despesas empenhadas nos últimos dois quadrimestres do mandato.
A decisão destaca o desequilíbrio financeiro da administração de Jairo Jorge, com existência de insuficiência financeira para saldar as dívidas geradas e que seu atos administrativos de ajuste prefeito não foram suficientes a médio e longo prazo para solução. A decisão cita que os restos a pagar processados passam de 120 mil. Afirma ainda, que a cidade de Canoas teve aumento de receita e também por isso ela destoaria dos demais municípios que estivessem em situação semelhante por dificuldades financeira.
Da decisão cabe recurso, contudo, há envio para as devidas procuradorias do Ministério Publico estadual, federal e eleitoral para que avaliem possíveis existências de responsabilidades civis, criminais e eleitorais.
Entertainment
MDB reforça o time de pré-candidatos a vereador
Na última terça-feira, 18, o MDB de Canoas fez uma reunião presidida pelo vereador e Presidente Municipal do partido, Cezar Mossini. Reuniu-se lideranças e pré-candidatos a vereadores do partido,para orientações jurídicas e documentações prévias para a Convenção Municipal, que ainda não tem data definida.
Reforçou o time de pré-candidatos do partido, Paulo Accinelli. Ex-vereador do município e atual presidente da Fundação de Saúde, bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar e secretário, idealista de projetos sociais na área dos esportes, agregou-se ao MDB com sua equipe e seus apoiadores.
Segundo o Mossini, a nominata do MDB canoense está quase completa. “O partido está se fortalecendo cada vez mais”, garantiu o presidente municipal.
O MDB canoense que já tinha declarado ser aliado do prefeito Busato nas eleições a prefeito confirmou que estará ao lado do então chefe do executivo canoense.
Política
Partido NOVO elege Diretório Municipal
A primeira convenção do Diretório Municipal do Partido NOVO em Canoas foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento foram eleitos por aclamação os membros do diretório: Leandro Hendler como presidente, Matheus Kleber como vice e Guilherme Lannig e Francisco Rypl como secretários. Juntos, eles irão conduzir o trabalho da sigla na cidade, focado nas eleições municipais.
O partido já tem um candidato aprovado em processo seletivo, Camilo Bornia, para concorrer à prefeitura de Canoas, e está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos a vereador. Mais informações no link https://novo.org.br/queroservereador/.
O deputado estadual Fábio Ostermann e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato participaram da convenção, além de membros do NOVO em Canoas e outras cidades da região.
Política
Partido Liberal aposta em renovação no Legislativo municipal
Heider Couto, presidente do Partido Liberal (PL) em Canoas, visitou nossa redação na terça-feira, 4, para falar sobre as estratégias do partido e convidar população e possíveis concorrentes a vereador a procurarem a sede do partido.
Com apenas 29 anos, Heider tem posição firme e tranquila ao falar sobre sua trajetória à frente da sigla no município e da construção da lista de nomes para o próximo pleito. Ele afirma que o PL não está preocupado em montar nominata para 2020, pois vem fazendo isso desde janeiro de 2017.
Perfil do partido
De acordo o presidente, o Partido Liberal quer ser um dos maiores do RS, e já é oficialmente o terceiro maior do país, contando com 41 deputados federais, ficando atrás somente do PT e do PSL. É um partido de centro e que não tem perfil em fazer oposição aos governos atuais. “Nenhum governo irá conseguir contentar a todos, pois sempre teremos que abranger todas as camadas populacionais. Nosso papel é de colaborar para uma sociedade melhor”, comenta Couto.
Foco na vereança
Heider revelou à nossa reportagem que o grande compromisso para as próximas eleições em Canoas é o de eleger um vereador novo, “pois não vamos aceitar vereador com mandato já”. Ainda contou que 85% da lista de nomes já está completa, entre homens e mulheres, e deste número, mais da metade foram candidatos a vereador em 2016, ou seja, já tiveram testes nas urnas, com potencial, muitos migrados de diversos partidos e que acreditam no PL.
O presidente destacou as atuações do deputado federal Giovani Cherini, terceiro maior votado no último pleito no Estado, coordenador da bancada gaúcha e de ações expressivas nos últimos dois anos, através de emendas, como um grande incentivo para todos. “É um grande líder e orgulho para o partido. Com isso, temos a pretensão de eleger cerca de 50 vereadores que vêm para o PL pela janela partidária, e queremos eleger 300 vereadores e 50 prefeitos, entre prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou.
Convite a pré-candidatos
Heider finalizou nossa conversa convidando a população canoense e, principalmente, pré-candidatos que não tenham partido definido a procurarem a sede do PL (Candido Machado, 385, Centro). “O PL tomou muito cuidado para que não tenhamos dono, temos um sistema cooperativista. Investiremos em cursos e todos terão chances iguais. Tenho certeza absoluta de que teremos cadeiras garantidas no Legislativo municipal. Procure o PL.”, finalizou.
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques8 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business5 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques6 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques7 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Geral6 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade
-
Comunidade9 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida