Connect with us

Política

Câmara de Vereadores de Canoas aprova a PPP da Corsan

Published

on

Em sessão desta terça-feira, 2 de junho, a polêmica proposta de Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan voltou a ser pauta na Câmara Municipal. O projeto, que envolve o investimento de R$ 9,08 bilhões em diversas cidades da região, gerou expectativa para votação, que teve diversos adiamentos e dividiu opiniões no Legislativo Municipal.

Nesta terça-feira, ela foi finalmente votada e aprovada por 16 votos a 5.                                                                                                                                                            Dos municípios envolvidos, apenas Canoas ainda não havia votado a PPP. A iniciativa busca elevar a cobertura de esgotos para 87,3% em até 11 anos em Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba e Eldorado do Sul.

Projeto de Lei

No documento enviado à Câmara como justificativa para a aprovação do projeto, a Prefeitura ressalta que estão programados cerca de R$ 394,4 milhões de reais em investimentos específicos para Canoas, beneficiando mais de 227 mil imóveis. O texto também estima a geração de 7,8 mil empregos, de forma direta e indireta na cidade com a contribuição na despoluição dos mananciais que banham a cidade, em especial o rio dos Sinos e seus afluentes no âmbito de Canoas. Ainda, segundo a Prefeitura, a meta é ampliar de 28% para 90% a cobertura com coleta e tratamento de esgoto em um prazo de 11 anos, o que seria feito em mais de 40 anos sem a PPP. Segundo a Prefeitura, os benefícios se estendem à área do Meio Ambiente, da Saúde e da Economia, uma vez que o projeto vai promover a despoluição dos rios, reduzir doenças de veiculação hídrica, gerar renda e emprego durante as obras e, com a implantação das redes de esgoto, valorizar imóveis.

Votação

Com o plenário cheio, a sessão na Câmara durou em torno de três horas, com debates a favor e contra a proposta. Cinco membros da Casa votaram contra a adesão do projeto, entre eles o vereador Dario Francisco da Silveira, do PDT. O partido, que foi contrário à PPP desde o começo, após decisão em reunião na segunda-feira, 1º de julho, liberou seus vereadores a votarem de acordo com as suas convicções, orientando o voto favorável ao projeto. “Nós respeitamos a posição do partido, mas eu tinha que ter coerência com todo o período que nós tivemos avaliando o projeto e a necessidade dele. Entendo que houve uma evolução, mas acho que ele é ruim para a sociedade e para o bolso do canoense”, disse Dario. Os demais parlamentares do PDT, Márcio Freitas, Dj Cabeção e Quinho, votaram a favor da adesão.

Para o vereador Juarez Hoy (PTB), que foi a favor do projeto, assim como os outros 15 parlamentares, “a PPP veio no momento certo, onde nós temos que tratar o esgoto da cidade. A Corsan é estadual, não tem condições, mesmo ganhando o dinheiro que ganha em Canoas, de investir tudo no município. Por essas condições, a empresa precisa de uma iniciativa para realizar o tratamento de nossas águas, o que demoraria 50 anos, e agora vai ser em 10 ou 15 anos.”, justificou o parlamentar.

Interlocução entre Governo e Câmara

Acompanhava a sessão Guido Bamberg (PCdoB), que foi responsável pela interlocução entre Governo e Câmara durante todas as tratativas neste longo período de discussão.  O secretário especial do governo agradeceu aos 16 camaristas que votaram a favor e entenderam que Canoas não poderia ficar de fora de um grande projeto de saneamento para a Região Metropolitana. “Os vereadores aprovaram uns dos projetos mais importantes da administração. A PPP tem mais de um ano de discussões, debates, sugestões, aprimoramentos, e hoje chegamos a um entendimento para a aprovação. Canoas dá um grande avanço, efetivamente em um curto período de tempo, de 10 anos, vai poder estar com 98%, que é a meta do plano nacional de saneamento, atingida com a coleta, transporte e tratamento de esgoto. É um avanço significativo”, completou.

Continue Reading

Entertainment

MDB reforça o time de pré-candidatos a vereador

Published

on

Na última terça-feira, 18, o MDB de Canoas fez uma reunião presidida pelo vereador e Presidente Municipal do partido, Cezar Mossini. Reuniu-se lideranças e pré-candidatos a vereadores do partido,para orientações jurídicas e documentações prévias para a Convenção Municipal, que ainda não tem data definida.

Reforçou o time de pré-candidatos do partido, Paulo Accinelli. Ex-vereador do município e atual presidente da Fundação de Saúde, bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar e secretário, idealista de projetos sociais na área dos esportes, agregou-se ao MDB com sua equipe e seus apoiadores.
Segundo o Mossini, a nominata do MDB canoense está quase completa. “O partido está se fortalecendo cada vez mais”, garantiu o presidente municipal.

O MDB canoense que já tinha declarado ser aliado do prefeito Busato nas eleições a prefeito confirmou que estará ao lado do então chefe do executivo canoense.

Continue Reading

Política

Partido NOVO elege Diretório Municipal

Published

on

A primeira convenção do Diretório Municipal do Partido NOVO em Canoas foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento foram eleitos por aclamação os membros do diretório: Leandro Hendler como presidente, Matheus Kleber como vice e Guilherme Lannig e Francisco Rypl como secretários. Juntos, eles irão conduzir o trabalho da sigla na cidade, focado nas eleições municipais.

O partido já tem um candidato aprovado em processo seletivo, Camilo Bornia, para concorrer à prefeitura de Canoas, e está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos a vereador. Mais informações no link https://novo.org.br/queroservereador/.

O deputado estadual Fábio Ostermann e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato participaram da convenção, além de membros do NOVO em Canoas e outras cidades da região.

Continue Reading

Política

Partido Liberal aposta em renovação no Legislativo municipal

Published

on

Heider Couto, presidente do Partido Liberal (PL) em Canoas, visitou nossa redação na terça-feira, 4, para falar sobre as estratégias do partido e convidar população e possíveis concorrentes a vereador a procurarem a sede do partido.

Com apenas 29 anos, Heider tem posição firme e tranquila ao falar sobre sua trajetória à frente da sigla no município e da construção da lista de nomes para o próximo pleito. Ele afirma que o PL não está preocupado em montar nominata para 2020, pois vem fazendo isso desde janeiro de 2017.
Perfil do partido

De acordo o presidente, o Partido Liberal quer ser um dos maiores do RS, e já é oficialmente o terceiro maior do país, contando com 41 deputados federais, ficando atrás somente do PT e do PSL. É um partido de centro e que não tem perfil em fazer oposição aos governos atuais. “Nenhum governo irá conseguir contentar a todos, pois sempre teremos que abranger todas as camadas populacionais. Nosso papel é de colaborar para uma sociedade melhor”, comenta Couto.
Foco na vereança

Heider revelou à nossa reportagem que o grande compromisso para as próximas eleições em Canoas é o de eleger um vereador novo, “pois não vamos aceitar vereador com mandato já”. Ainda contou que 85% da lista de nomes já está completa, entre homens e mulheres, e deste número, mais da metade foram candidatos a vereador em 2016, ou seja, já tiveram testes nas urnas, com potencial, muitos migrados de diversos partidos e que acreditam no PL.

O presidente destacou as atuações do deputado federal Giovani Cherini, terceiro maior votado no último pleito no Estado, coordenador da bancada gaúcha e de ações expressivas nos últimos dois anos, através de emendas, como um grande incentivo para todos. “É um grande líder e orgulho para o partido. Com isso, temos a pretensão de eleger cerca de 50 vereadores que vêm para o PL pela janela partidária, e queremos eleger 300 vereadores e 50 prefeitos, entre prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou.

Convite a pré-candidatos

Heider finalizou nossa conversa convidando a população canoense e, principalmente, pré-candidatos que não tenham partido definido a procurarem a sede do PL (Candido Machado, 385, Centro). “O PL tomou muito cuidado para que não tenhamos dono, temos um sistema cooperativista. Investiremos em cursos e todos terão chances iguais. Tenho certeza absoluta de que teremos cadeiras garantidas no Legislativo municipal. Procure o PL.”, finalizou.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm