Connect with us

Política

Prorrogação de contrato com Sogal gera debates antes de votação

Published

on

Está tramitando na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 64/2019, que pretende estender contratos da Sogal por mais 10 anos, por recomendação do Ministério Público. O projeto deu entrada na última sexta-feira, 6, no Legislativo canoense e precisa de 15 dias para ser analisado e estar apto à votação. Para isto, são necessários 14 votos para ser aprovado.

Nos últimos dias, integrantes do Sindicato dos Rodoviários e demais trabalhadores foram vistos na Câmara de Vereadores, o que poderia ser uma tentativa de negociação com os parlamentares para aprovar o PL.
Dos 21 vereadores canoenses, somente a bancada do PT se pronunciou oficialmente, sendo contrária a renovação de contrato com a Sogal e favorável a licitação. Uma nota foi expedida pela bancada de vereadores na última terça-feira, 10. “A Bancada do Partido dos Trabalhadores reafirma o seu compromisso com os trabalhadores e o povo canoense. Entende a licitação como o meio justo e adequado à contratação de serviço público, garantindo qualidade e tarifa justa”, diz parte do texto. No dia 20 vence os 15 dias necessários de publicação da proposta do Executivo e já poderá ocorrer a votação, que promete render muita discussão no Plenário.
Os trabalhadores e o sindicato da categoria lutam pela renovação do contrato para preservar empregos e também pela garantia de que no novo contrato sejam incluídas cláusulas que assegurem o pagamento de dívidas com o FGTS, pagamento de férias, indenizações, entre outros. “Se a prorrogação não for aprovada, corremos risco de ficarmos sem uma parcela do 13° salário e férias”, disse o diretor do Sindicato, Santo Valdeci Jora.
Na manhã desta quinta-feira, 12, a Prefeitura de Canoas enviou uma nota, onde esclarece o fato da licitação para o transporte público ter sido definida somente no terceiro ano de governo, e sobre a situação dos atuais funcionários da Sogal.

Trechos da Nota

“A preocupação número um da atual gestão da Prefeitura de Canoas, em termos de mobilidade urbana, sempre foi a qualidade dos serviços de transporte coletivo oferecidos aos cidadãos. O cenário encontrado em 2016, antes de assumirmos, era de grande precariedade. Sem ar-condicionado, sem internet e sem acessibilidade em sua maior parte, a frota contava com 56 ônibus com vida útil vencida, ou seja, 44% dos veículos.”
“O prefeito Luiz Carlos Busato fez aquilo que as gestões anteriores deveriam ter feito e não fizeram – exigir o cumprimento do contrato por parte da empresa Sogal, responsável pela operação dos ônibus na cidade. Graças a esta atitude, a renovação da frota contratualmente prevista foi iniciada, sempre acompanhada de perto pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade.”

“Atenta às determinações jurídicas e sensível às preocupações dos quase mil trabalhadores que atuam da rede de ônibus de Canoas, a Prefeitura decidiu acolher à recomendação do Ministério Público. À Câmara de Vereadores, foi encaminhada lei solicitando a renovação do contrato.
“Embora a realização da licitação tenha que esperar, contra a vontade da Prefeitura, o compromisso da gestão com a qualificação do transporte coletivo segue inabalado”.

Continue Reading

Entertainment

MDB reforça o time de pré-candidatos a vereador

Published

on

Na última terça-feira, 18, o MDB de Canoas fez uma reunião presidida pelo vereador e Presidente Municipal do partido, Cezar Mossini. Reuniu-se lideranças e pré-candidatos a vereadores do partido,para orientações jurídicas e documentações prévias para a Convenção Municipal, que ainda não tem data definida.

Reforçou o time de pré-candidatos do partido, Paulo Accinelli. Ex-vereador do município e atual presidente da Fundação de Saúde, bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar e secretário, idealista de projetos sociais na área dos esportes, agregou-se ao MDB com sua equipe e seus apoiadores.
Segundo o Mossini, a nominata do MDB canoense está quase completa. “O partido está se fortalecendo cada vez mais”, garantiu o presidente municipal.

O MDB canoense que já tinha declarado ser aliado do prefeito Busato nas eleições a prefeito confirmou que estará ao lado do então chefe do executivo canoense.

Continue Reading

Política

Partido NOVO elege Diretório Municipal

Published

on

A primeira convenção do Diretório Municipal do Partido NOVO em Canoas foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento foram eleitos por aclamação os membros do diretório: Leandro Hendler como presidente, Matheus Kleber como vice e Guilherme Lannig e Francisco Rypl como secretários. Juntos, eles irão conduzir o trabalho da sigla na cidade, focado nas eleições municipais.

O partido já tem um candidato aprovado em processo seletivo, Camilo Bornia, para concorrer à prefeitura de Canoas, e está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos a vereador. Mais informações no link https://novo.org.br/queroservereador/.

O deputado estadual Fábio Ostermann e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato participaram da convenção, além de membros do NOVO em Canoas e outras cidades da região.

Continue Reading

Política

Partido Liberal aposta em renovação no Legislativo municipal

Published

on

Heider Couto, presidente do Partido Liberal (PL) em Canoas, visitou nossa redação na terça-feira, 4, para falar sobre as estratégias do partido e convidar população e possíveis concorrentes a vereador a procurarem a sede do partido.

Com apenas 29 anos, Heider tem posição firme e tranquila ao falar sobre sua trajetória à frente da sigla no município e da construção da lista de nomes para o próximo pleito. Ele afirma que o PL não está preocupado em montar nominata para 2020, pois vem fazendo isso desde janeiro de 2017.
Perfil do partido

De acordo o presidente, o Partido Liberal quer ser um dos maiores do RS, e já é oficialmente o terceiro maior do país, contando com 41 deputados federais, ficando atrás somente do PT e do PSL. É um partido de centro e que não tem perfil em fazer oposição aos governos atuais. “Nenhum governo irá conseguir contentar a todos, pois sempre teremos que abranger todas as camadas populacionais. Nosso papel é de colaborar para uma sociedade melhor”, comenta Couto.
Foco na vereança

Heider revelou à nossa reportagem que o grande compromisso para as próximas eleições em Canoas é o de eleger um vereador novo, “pois não vamos aceitar vereador com mandato já”. Ainda contou que 85% da lista de nomes já está completa, entre homens e mulheres, e deste número, mais da metade foram candidatos a vereador em 2016, ou seja, já tiveram testes nas urnas, com potencial, muitos migrados de diversos partidos e que acreditam no PL.

O presidente destacou as atuações do deputado federal Giovani Cherini, terceiro maior votado no último pleito no Estado, coordenador da bancada gaúcha e de ações expressivas nos últimos dois anos, através de emendas, como um grande incentivo para todos. “É um grande líder e orgulho para o partido. Com isso, temos a pretensão de eleger cerca de 50 vereadores que vêm para o PL pela janela partidária, e queremos eleger 300 vereadores e 50 prefeitos, entre prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou.

Convite a pré-candidatos

Heider finalizou nossa conversa convidando a população canoense e, principalmente, pré-candidatos que não tenham partido definido a procurarem a sede do PL (Candido Machado, 385, Centro). “O PL tomou muito cuidado para que não tenhamos dono, temos um sistema cooperativista. Investiremos em cursos e todos terão chances iguais. Tenho certeza absoluta de que teremos cadeiras garantidas no Legislativo municipal. Procure o PL.”, finalizou.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm