Timoneiro

Prefeitura de Canoas e IFRS estudam parceria em projeto

Na manhã desta quarta-feira, 16, a vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, foi recebida pelo diretor-geral do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Canoas, Mariano Nicolao, para alinhavar acordos de cooperação entre a prefeitura de Canoas e o campus do IFRS.
Durante o encontro, a equipe da administração municipal reforçou a possibilidade de melhorar a sinergia entre a escola e o governo, principalmente em projetos ligados a inovação, tecnologia, meio ambiente e capacitação de servidores. Projetos desenvolvidos no campus receberam interesse da Vice-Prefeita e uma nova reunião para adequação às escolas municipais deve ocorrer na próxima semana.
O diretor Mariano iniciou apresentando os projetos ClarIFicando, responsável pela troca de todas as lâmpadas do campus para modelos LED, o Solis MagnIFicus, que prevê a instalação de placas de captação de energia solar, e o Pátio de Experimentos, já em atividade recolhendo água da chuva para utilização em descargas dos banheiros.
Gisele propôs que a técnica e experiência desenvolvidas sejam utilizadas nas 84 escolas da Rede Municipal de Ensino, as quais passarão por reformas sistemáticas.
Treinamento de pessoal da Prefeitura
Também incluído na inserção do Campus Canoas nos projetos de inovação e empreendedorismo promovidos pela Prefeitura, deu-se início à possibilidade de o IFRS promover cursos de capacitação para servidores da Administração Municipal. Em princípio, foi pensada a possibilidade de treinamentos específicos para o pessoal da administração direta, estendendo no futuro para professores da rede de Ensino.
“Acredito que dentro da administração pública isso é essencial. Podemos começar na administração direta, com os setores da Prefeitura e, em seguida, se possível, concomitantemente, com professores. Com isso, poderão ter mais conteúdo para modificar o processo pedagógico e inovarmos com novas metodologias. Isso é o que nós precisamos”, disse a Vice-Prefeita.

A ideia é propiciar um projeto-piloto para uso de lâmpadas LED, possivelmente na Escola Municipal Rio de Janeiro, no bairro Harmonia, estendendo-se à Praça Attilio Luiz Longhi, localizada ao lado e que já utiliza a tecnologia, e um pomar que pode ser irrigado pela água coletada na escola.

Sair da versão mobile