Connect with us

Opinião

Tito Guarniere: “‘Méritos’ de Bolsonaro'”

Published

on


Tito Guarniere
“Méritos” de Bolsonaro

A semana passada foi calma e silenciosa, comparada com outras da era Bolsonaro. Ninguém disse bobagens maiores, – a não ser as de praxe, que nada é perfeito –, ninguém atravessou a rua para enxovalhar o transeunte distraído, e as ofensas comuns entre políticos se mantiveram em limites aceitáveis.

O fato de que Bolsonaro esteve acamado não foi coincidência. A boca fechada por recomendação médica, os cuidados pós-cirúrgicos causaram uma redução saudável da temperatura política: o principal atirador, o ‘‘ripper’’ mais açodado, teve de ceder aos cuidados da convalescença.

Mas ninguém se entusiasme muito, o mito está para voltar. E ninguém esqueça que – provavelmente – virá com o ânimo redobrado. Não nos acostumemos à calmaria, porque ela é enganosa.

No ínterim, a vida seguiu seu curso. Não tenho certeza, mas de certo modo até melhor, sem a oposição que o presidente faz a si mesmo e ao seu governo.

Os admiradores e áulicos de Bolsonaro falam bem dele quer ele faça alguma coisa de bom ou não faça nada, como agora. Vejam o excelente jornalista J. R. Guzzo, de Veja, que por um desses mistérios que ninguém é capaz de explicar, torceu, e provavelmente votou, em Bolsonaro.

Guzzo é inteligente, elegante, perspicaz – tudo ao inverso de Bolsonaro – e deve se sentir constrangido com o descontrole verbal do presidente e com o seu apreço por gestos e declarações de insensatez. Para não dar o braço a torcer, ele contorna, evitando falar de Bolsonaro, mas enaltecendo ações e conquistas supostas do novo – embora tenha envelhecido precocemente – governo.

Pois ele mesmo, Guzzo, em artigo de Veja, sustenta que “há oito meses não se rouba por atacado no governo federal”. Talvez seja verdade, mas não porque Bolsonaro é presidente. É por causa de uma pouco lembrada decisão do Supremo Tribunal Federal, que em 2015 proibiu as empresas de doarem recursos para as campanhas eleitorais.

Retirou-se dos políticos e dos operadores de caixa dos partidos, o pretexto para extorquir empreiteiras, fornecedores e prestadores de serviços do setor público, de obter recursos para o partido e as campanhas eleitorais – a origem da corrupção “por atacado”. A Lava Jato continua investigando atos de corrupção anteriores a 2015. Todos os seus casos são, por assim dizer, velhos.

Medalhões do jornalismo brasileiro não sabem disso. À época da decisão do STF foram incapazes de prever as consequências que dali iriam decorrer. Preferem ver em Bolsonaro alguma relevância na redução, senão do fim, da corrupção no Brasil.

Preferem virar a borduna para o STF e seus ministros. E no entanto, a mais vigorosa medida de combate à corrupção, o ataque na fonte da bandalheira, foi feita sem alarde, não pela Lava Jato, não por Moro ou Dallagnol, mas pelo STF.

No mesmo artigo, J. R. Guzzo informa que os homicídios diminuíram em 20% no primeiro semestre de 2019, dando a entender que o mérito foi do governo. Como não se tem notícia de nenhuma medida para conter a mortandade, a única explicação é que os bandidos, por conta própria, com medinho da dupla Moro-Bolsonaro, resolveram dar um tempo e conter o ímpeto de matar.

titoguarniere@terra.com.br

Continue Reading

Opinião

Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo

Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.

Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.

Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.

Continue Reading

Business

Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Published

on

Photo: Shutterstock
Poesia, serviço público

O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.

Canabarro Tróis filho

A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.

A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.

Bagagem

“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).

Continue Reading

Entertainment

Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Published

on

Jorge Uequed – Momento Político

Avanço

O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.

Coligação

Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.

PSL

Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.

O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.

Carnaval

O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm