Cursando o último ano do Curso Técnico de Química na maior escola pública do estado, a Fundação Liberato, os futuros químicos canoenses Giovanna Caminsi e Matheus Faleiro conquistaram o 1°lugar na Infomatrix Brasil, realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, em Araranguá (SC). A feira foi criada para que estudantes, desde a educação básica até a superior, possam apresentar seus projetos e sejam avaliados por um comitê científico. Para este foram pré-selecionados 40 projetos e participaram 130 participantes de diferentes países.
O projeto “Avaliação in vitro da citotoxicidade de um líquido iônico e sua atividade antiviral frente ao Zika Vírus”, que premiou os estudantes, foi desenvolvido nos laboratórios da universidade Feevale. “No começo do ano, nós vimos uma reportagem onde dizia que o vírus da Zika não tinha nenhum medicamento ou tratamento. Nós pesquisamos e descobrimos que os líquidos iônicos têm um atividade de matar as bactérias. Nós testamos e comprovamos que todos os testes não agrediram o ser humano e conseguimos matar 54% do vírus, esta é a base do projeto apresentado”, explicou Matheus.
Além do troféu, os estudantes foram contemplados com uma Bolsa de estudos na Hancock Intenational College, Califórnia, EUA; indicação para publicação na revista internacional ORAMA-SOLACYT; e uma Credencial para participar da “Feria de La Ciencia de Sevilla” na Espanha.
A ideia é apresentar o projeto campeão na feira espanhola em maio de 2020. “Nós ganhamos somente a credencial, temos outros custos e devido a isso criamos uma vaquinha online e a partir dela criamos recursos e estamos atrás de parcerias para representar o Brasil na Espanha, porque sozinhos não vamos conseguir fundos”, concluiu a estudante Giovanna.
Para quem quiser ajudar os estudantes a realizar essa viagem:
Link para a VAQUINHA ONLINE – https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-jovens-cientistas-a-representarem-o-brasil-na-espanha
Telefones para contato – Giovanna (51) 99950-4833 e Matheus (51) 99351-3252.