Timoneiro

Azeite Capolivo recebe medalha de ouro em concurso internacional

DCIM100MEDIADJI_0006.JPG

O azeite Capolivo Koroneiki, da empresa Capolivo, administrada pela família Capoani, recebeu medalha de ouro no concurso mundial Brasil IOOC International Olive oil Competition, com o Blend Arbequina/Arbosana. O Capolivo Koroneiki foi escolhido o melhor do hemisfério sul e também o melhor do Brasil. Não é a primeira vez que o azeite Capolivo é destaque mundial. Em julho deste ano, o Azeite Capolivo participou pela primeira vez do L’Orciolo d’Oro, um concurso de Azeite de Oliva Extra Virgem, realizado em Milão, na Itália.

História

Aos 80 anos de idade, Jandir Capoani começou uma nova atividade de reflorestamento, iniciando uma plantação de vários hectares de Oliveira. Para aperfeiçoar as atividades, viajou para a Espanha, um dos maiores produtores de azeite do mundo para conhecer a sistemática e os métodos modernos, e veio aplicá-los no Rio grande do Sul. Em pouco tempo, transformou-se num dos grandes produtores do Estado.
Em busca de novos desafios e de um sonho, a família Capoani foi buscar na Itália, sua terra de origem, inspiração para o cultivo e a produção de azeite de oliva extra virgem.
A Fazenda Tarumã da Boa Vista (Estrada Rincão do Progresso, s/n 3º Distrito – Canguçu) tem extensão de 4.100 hectares. Além da área do olival, 3.000 hectares são ocupados por pinus e uma área de reserva legal.
Criado em 1991, L’Orciolo d’Oro é a competição mais antiga de Azeites de Oliva Extra Virgem de qualidade. O evento tem 28 anos e há 19 anos tornou-se aberto a produtores internacionais, uma referência para os demais concursos. O azeite da variedade Arbequina/Arbosana, produzido na Fazenda Turumã da Boa vista em Canguçu, foi contemplado pela escolha do chef Stefano Ciotti.

Sair da versão mobile