Connect with us

Opinião

Tito Guarniere: “A notícia de Moro no Ministério da Justiça caiu como uma bomba”

Published

on


Tito Guarniere
Diálogos reveladores

No domingo passado, houve manifestações em mais de 70 cidades brasileiras. Desta vez, em apoio ao ex-juiz e atual titular do Ministério da Justiça Sérgio Moro, e para não perder a viagem, dar – em sentido figurado, é claro – uns cascudos no Supremo Tribunal Federal e alguns dos seus ministros. Diminuiu o ímpeto, mas de todo modo milhares de pessoas foram às ruas e praças do país. Se para mais não seja, certos personagens, certas famílias brasileiras encontraram nos protestos domingueiros, uma forma de entretenimento e um sentido para as suas vidas.

Não sei quem compareceu, e com franqueza, nenhum desses manifestantes está no círculo de minhas relações. Não tenho certeza se isso é bom para mim ou para eles. O certo é que – pelos arquivos da The Intercept – ficou claro que a notícia de Moro no Ministério da Justiça caiu como uma bomba e causou enorme rebuliço entre procuradores do Ministério Público Federal, inclusive ligados diretamente à operação Lava Jato, com quem o ex-juiz tocava de ouvido.

A procuradora Isabel Grobba, no dia 31/10/2018, estava indignada com Moro: “É o fim se encontrar com Bolsonaro e semana que vem interrogar o Lula”.

A sua colega de MPF Laura Tessler, à beira de um ataque de nervos, escreveu: “Pelo amor de Deus!!! Alguém fala pro Moro para não se encontrar com Bolsonaro!!!”. Laura é a procuradora cuja substituição foi “sugerida” por Moro (quando era juiz) ao coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, porque era fraca na inquisição de testemunhas.

Monique Cheker, procuradora que não é da Lava Jato, em 01/11/2018, é incisiva: “(Moro) viola sempre o sistema acusativo e é tolerado pelos resultados”.

Antônio Carlos Welter, este da Lava Jato, lembra que “um dos fundamentos do pedido feito ao Comitê da ONU para anular o processo de Lula é justamente a falta de parcialidade do juiz”. Ele quis dizer “falta de imparcialidade”. (Se há algo que parece não ter faltado a Moro, no caso, foi parcialidade).

O procurador Alan Mansur, em 28/10/2018 lamenta que “a esposa de Moro comemorando a vitória de Bolsonaro nas redes”. O mesmo Mansur em 01/11/2018 declara: “Sempre ficará o comentário de que Moro fez tudo isso para assumir o poder”.

No “chat”, Janice Ascari completa: “Moro já cumprimentou o eleito. Como perde a chance de ficar de boa, pqp”. Os leitores certamente sabem o que significa o “pqp”. Janice, em 31/10/2018 diz que “Moro se perdeu pela vaidade”. João Carlos de Carvalho Rocha concorda: “Ele se perdeu e pode levar a Lava Jato junto” .

Em 28/10/2018 Luiz Fernando Lessa, que deve ser da capital, aborda o caso pelo lado de um suposto provincianismo do ex-juiz e da mulher: “ Esse povo do interior é muito simplório”.

Outro membro do MPF, na mesma data, José Robalinho Cavalcanti, acha que (a vitória de Bolsonaro) “compromete Moro e muito”.

A fama de Moro, depois de aceitar o ministério e compor a equipe de Bolsonaro, ficou abalada dentro do que é, por assim dizer, a sua própria casa. Os procuradores do MPF acima mencionados não devem ter comparecido às manifestações de domingo.

titoguarniere@terra.com.br

Continue Reading

Opinião

Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo

Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.

Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.

Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.

Continue Reading

Business

Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Published

on

Photo: Shutterstock
Poesia, serviço público

O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.

Canabarro Tróis filho

A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.

A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.

Bagagem

“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).

Continue Reading

Entertainment

Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Published

on

Jorge Uequed – Momento Político

Avanço

O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.

Coligação

Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.

PSL

Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.

O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.

Carnaval

O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm