A partir de 1° de agosto, a água de 13 municípios que integram a regulação da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamentos (Agesan-Rs) sofrerá um ajuste de 8,53%, Canoas está entre as cidades que integram a regulação.
Após pedido da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de 34,57%, técnicos da Agesan e do Conselho Superior de Regulação avaliaram os dados e chegaram ao percentual considerado justo e módico para a prestadora de serviços.
Em junho deste ano, em uma audiência pública realizada no município de Sapiranga, foi colocada em discussão a revisão tarifária periódica 2019 da Corsan. A empresa de saneamento apresentou a proposta apontando o percentual para 23,58%. Já a Agesan defendeu um reajuste de 7,8%, bem inferior ao valor proposto pela empresa estatal de abastecimento de água.
“Para chegar ao índice proposto levamos em conta, essencialmente, os investimentos realizados pela Corsan, que pesou muito na diminuição do percentual de acréscimo da tarifa”, destacou a presidente da Agesan.