O mais antigo polo de referência em saúde da cidade, o hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), o nosso “Gracinha”, completa 57 anos de existência no próximo sábado, dia 29. Os funcionários, nesta sexta-feira, 28, comemorarão a data com um almoço especial, que será oferecido a eles.
Associação Beneficente de Canoas
A Associação Beneficente de Canoas (ABC), mantenedora do hospital, que foi fundada dia 6 de julho de 1948, completará 71 anos e tem como objetivo prover obras de caridade em benefício da comunidade, com atuação na assistência à saúde, atividades sociais, culturais e científicas. O atual presidente da Associação é Osório Victor Biazus.
Nova Emergência para o SUS
No momento, o hospital passa por uma série de mudanças e reestruturações, resultado dos primeiros cem dias de atuação da Associação Beneficente São Miguel (ABSM), que assumiu a gestão da entidade em março deste ano.
Segundo Ricardo Pigatto, diretor do HNSG e da ABSM, 82% dos atendimentos do hospital hoje são via SUS. “Cerca de 8 milhões por mês vão parar nos hospitais de Porto Alegre, relativos a convênios, que poderiam ficar aqui em Canoas”, pontuou. Para reverter isso, algumas estratégias estão sendo formuladas. Entre elas, investir em novas especialidades médicas na saúde suplementar, renovar os equipamentos da sala de recuperação e das três salas cirúrgicas, padronizar os leitos e remodelar a hotelaria. “Em julho começamos as obras da nova emergência, que deve ser entregue em seis meses. Depois, vamos ganhar fôlego para começar a investir em tecnologia”, anunciou.
Hospital atende mais de 500 pacientes por dia em sua Emergência e Pronto Atendimento. Além do atendimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS, o Hospital possui ampla e qualificada área destinada ao atendimento de mais de 35 convênios e particulares.