Timoneiro

Olegar Lopes: “O patrono dos Festejos Farroupilhas 2019 será César Oliveira”


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista

Semana Farroupilha 2019

Dois nomes estarão à frente dos festejos farroupilhas de 2019, escolhidos pelo MTG. Um deles é Paixão Côrtes: como referência ao tema para ser pesquisado e trabalhado pelas entidades e apresentado no desfile de Vinte de Setembro foi apresentado o título Vida e Obra de Paixão Côrtes. Para “Patrono dos Festejos Farroupilhas”, o MTG escolheu o músico e interprete vocal, César Oliveira, que faz dupla com Rogério Mello. A boa música campeira vai embalar as noites dos festejos farroupilhas nos acampamentos e galpões, com muitos peões dançando de cola atada.

Tomara que eu esteja gastando pólvora em Chimango

Com os ruídos e alguns chasques que têm chegado até no meu rancho através do tal Face, percebo que algo que não me agrada paira nos ares da província, mais precisamente sobre os campos das danças e dos concursos. Nas danças, é porque um estilo de dança é mais original que o outro: um festival de danças deve ser avaliado pelo seu Manduca o outro pelo seu Juca, então vem outro que quer ficar entre Juca e Manduca para galgar palco mais alto. Até a tonalidade (mais suave ou mais berrante) dos vestidos de prendas mirim entra na pauta.

Tem apenas uma semana que foi realizada a Ciranda de Prendas e já me veio um chasque pelo tal de Face, no qual o missivista fala terem acontecido fatos estranhos quanto ao resultado final de uma das três categorias. Se tal constatação de fato aconteceu (os dias dirão), entendo que se confirmados ou não os fatos citados, o resultado prejudica o que vinha sendo aprimorado com resultado satisfatório – faz muito que não se ouvia tais reclamações. Quando li o chasque do resultado da Ciranda, lembrei os concursos da década de 1980/1990, quando todos os resultados eram contestados, muitas vezes indo para na Justiça. Que não voltem os velhos tempos!

Sair da versão mobile