Timoneiro

Canabarro Tróis filho: “Sem conhecimento não temos razão”


Canabarro Tróis filho

Sem conhecimento não temos razão

Contingenciar, conforme o Dicionário Houaiss, é “controlar (despesas) do orçamento governamental para evitar desequilíbrio financeiro no decorrer de um exercício”.  Segundo o mesmo Dicionário, cortar é “eliminar, suprimir, interromper, fazer cessar”.

Está muito claro que contingenciar não é a mesma coisa que cortar. É uma advertência: só devemos gastar no que for absolutamente necessário; é uma lição de economia. Portanto.

Deste lamentável episódio fica o conselho: nunca tomar decisão ainda mais se tomados de ira, sem saber do que exatamente se trata.

Um país  se desequilibra, quase perde a cabeça, vizinhos se ofendem, amizades são rompidas, vivemos uma iminência de violência por desconhecermos o que diziam as palavras. Não devemos cair neste buraco.

Tamanha é nosso declínio moral, que podemos imaginar que um velho pecado dos diplomatas está sendo imitado pelos políticos: o pecado de usar as palavras para esconder o pensamento…

Bagagem

“Dia internacional da Mulher. Ou a Mulher vence pelo amor, ou deixa de ser mulher.. E, aí, de que ventres nascerá nossa esperança?” (O Timoneiro, 17 de março de 1989).

“As bicicletas, não fosse a passarela sobre a qual rodavam, seriam libélulas sopradas pelo vento do entardecer”. (Folha de Canoas, 13 de maio de 1994).

Sair da versão mobile