Timoneiro

Dia Internacional Contra a Homofobia tem evento artístico

Foto: Derli Colomo Junior

Nesta sexta-feira, 17, uma ação no Calçadão do Centro de Canoas informará a população sobre o combate à homofobia. A intenção é conscientizar a população sobre a luta contra a discriminação dos LGBTs. Dentro da programação haverá uma apresentação cultural com a Miss Simpatia Diversidade, Tiffany CJ, às 15h. A promoção da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Social (SMDHPS), através da Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais, é para comunicar o assunto ainda sensível nos dias atuais. “É o momento de reflexão das conquistas da população LGBT e da manutenção e ampliação dessas políticas públicas”, afirma o diretor, Saulo Gil.

A data internacional carrega consigo um simbolismo importante. Celebra a extinção do termo “homossexualismo”, tratado como uma síndrome, em 17 de maio de 1990, e a exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Temos um compromisso de zelar pelo respeito à dignidade de todas as pessoas. Observamos o mundo pela ótica do comum, onde todos merecemos viver como iguais em sociedade. As nossas diretorias buscam expressar a nossa posição no cuidado em das vez e voz a todos os grupos que delas precisam”, ratifica o secretário da pasta, Roberto Tietz.

Um levantamento de 2017 averiguou que, das 445 mortes por homofobia registradas, 194 eram gays, 191 eram pessoas trans, 43 eram lésbicas e cinco eram bissexuais. Em relação à maneira como eles foram mortos, 136 episódios envolveram o uso de armas de fogo, 111 foram com armas brancas, 58 foram suicídios, 32 ocorreram após espancamento e 22 foram mortos por asfixia. Há ainda registro de violências como o apedrejamento, degolamento e desfiguração do rosto.

Sair da versão mobile