Connect with us

Opinião

Tito Guarniere: “A oposição mais qualificada ao governo é de Reinaldo Azevedo”

Published

on


Tito Guarniere
Jornalistas

Hoje, quem escreve melhor no jornalismo brasileiro é José Roberto Guzzo, de Veja. Os alvos de Guzzo são os opositores do governo de Bolsonaro e a mídia. Irônico, ele os encurrala com argumentos de lógica irrespondível e com estilo, onde as palavras escandem, agudas e certeiras. Mas parece dedicado à missão impossível de provar que o governo e Bolsonaro nunca erram, são perfeitos. Fica um pouco demais para o meu gosto.

O jornalista que faz a oposição mais qualificada e competente ao governo Bolsonaro é Reinaldo Azevedo. Ele se diz liberal e conservador, e é mesmo. É impiedoso hoje com Bolsonaro como foi ontem, com os governos de Lula e Dilma. Seu blog no UOL é visitado sofregamente pela esquerda, que antes o chamava de lacaio. Mas não vão até o ponto de desdizer o que antes diziam dele, que isso não é do estilo dos petistas.

Azevedo lê cuidadosamente os textos que analisa, como sentenças e documentos exaustivos, o que os demais jornalistas não fazem. Conhece a Constituição, comenta leis como um bom advogado, embora não tenha formação em direito. O português é perfeito, a forma é clara, e ninguém capta como ele as contradições da era bolsonariana. Não costuma ceder à tentação de adaptar os fatos à opinião que ele tem sobre os mesmos.

José Nêumanne, do Estadão, é bom de texto. Mas tem limitações que não consegue vencer. Uma é a fixação negativa em relação aos tucanos. Parece refletir a mágoa que o seu antigo chefe, o ex-senador José Andrade Vieira tinha contra FHC. O ex-dono do Bamerindus, que já morreu, culpava Fernando Henrique pela perda do Banco, o que não é verdade.

A outra obsessão é o STF. Um artigo sim e outro também ele expõe um certo azedume contra tudo que vem do Supremo. Ora, não há tribunal que agrade a todos, e menos ainda esse STF fragmentário que temos.

Nêumanne, como Augusto Nunes, de Veja, no conflito notório entre o Ministério Público da Lava Jato (notem que não digo todo o MPF) e setores do STF, alegam que o Supremo é leniente contra a corrupção. Mas ambos ignoram que o STF em uma despretensiosa sessão do Tribunal, em 2015, ao decidir pelo fim do financiamento privado das campanhas políticas, fez mais contra a corrupção do que toda a Lava Jato e o seu infrene protagonismo.

Falo dos anteriores para chegar a Fernando Gabeira, a voz mais lúcida e serena do jornalismo brasileiro. Gabeira tem vasta história pessoal, a visão de mundo consolidada na leitura extensa, nos eventos dramáticos da luta clandestina e do exílio, no exercício exemplar de mandatos legislativos, no inovador de temas e pautas como a questão ambiental. Como os bons vinhos, com o tempo vai ficando cada vez melhor.

Gabeira invoca, embora com certo ceticismo, a necessidade de se criar um novo ambiente de discussão e luta política: ao invés da geral impaciência dos atores do jogo, da convivência ríspida destes tempos, abrir um pouco a nossa concepção de vida e de mundo, ora fechada a toda concessão, e combater o que achamos errado (na direita e na esquerda) com razões e argumentos, ao invés da desqualificação liminar de quem é ou possa ser nosso adversário.

titoguarniera@terra.com.br

Continue Reading

Opinião

Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo

Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.

Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.

Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.

Continue Reading

Business

Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Published

on

Photo: Shutterstock
Poesia, serviço público

O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.

Canabarro Tróis filho

A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.

A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.

Bagagem

“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).

Continue Reading

Entertainment

Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Published

on

Jorge Uequed – Momento Político

Avanço

O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.

Coligação

Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.

PSL

Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.

O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.

Carnaval

O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm