
Foto: Vinicius Thormann
Os 83 alunos do Programa Qualifica Canoas receberam seu diploma, em uma cerimônia que marcou a finalização das atividades de quatro turmas de montador de equipamentos eletrônicos. O evento aconteceu na quinta-feira, 5, e reuniu alunos, professores, familiares dos formandos, lideranças municipais e representantes das três empresas já instaladas no Parque Canoas de Inovação (PCI): Exatron, Novus e TCS.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDE), através da Diretoria de Emprego, Trabalho, Renda e Formação Profissional, com o objetivo de qualificar mão de obra para as empresas do PCI, que são focadas em tecnologia, eletroeletrônicos, automação e controle para desenvolver produtos e serviços de inovação. O curso foi desenvolvido pelo Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC).
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza, ressalta que muitas empresas estão demonstrando interesse em se instalarem no município. “Canoas está sendo muito visada pelos investidores porque o poder público tem dado amplo auxílio, inclusive com alterações na legislação municipal de incentivo fiscal e econômico para atrair mais investimentos para a cidade”, explica.
O Presidente do Sindicato das Indústrias Metal Mecânicas e Eletroeletrônicas de Canoas (Simecan), Roberto Machemer, que esteve no evento, confirma o crescimento econômico do município e ressalta a importância da mão de obra qualificada. “O Qualifica Canoas é um embrião de projetos maiores que estão por vir para os canoenses. É preciso investir em profissionalização e qualificação, porque todos os movimentos que estão acontecendo na cidade demonstram que haverá uma grande transformação econômica e social”, completa.