Opinião
Tito Guarniere: “A internet virou lugar de insultos e linguagem chula”

Tito Guarniere
Chamas e demências
É do pensador romeno Emil Cioran este texto lapidar: “Em si mesma toda ideia é neutra ou deveria ser, mas o homem a anima, projeta nela suas chamas e suas demências; impura, transformada em crença, insere-se no tempo, toma a forma de acontecimento: a passagem da lógica à epilepsia está consumada”. Cioran está falando das ideologias, das convicções absolutas, das certezas inabaláveis.
A economia dá pálidos sinais de recuperação. A saúde, a educação e a segurança pública andam de arrasto. O governo tropeça nas próprias pernas, a reforma da Previdência se complica. Só funcionam no Brasil a pleno vapor – além do fisco – as redes sociais.
No mar crispado das redes navegam as chamas e demências do sectarismo. Nestes tempos de Bolsonaro, milhões de internautas encontraram na internet o refúgio para o seu desencanto e suas frustrações. Ali eles expressam, de lugar seguro, escondidos no anonimato, sem resposta ou mediação, as ideias da direita rombuda, do conservadorismo de casca grossa, do moralismo justiceiro.
A internet é um lugar de vociferações, insultos e linguagem chula. O “filósofo” Olavo de Carvalho, do seu sítio de Virgínia, EUA, exporta palavrões a granel, dirigindo-os a inimigos reais e imaginários, e, não raro, até para aliados recentes, que não lhe prestam as homenagens que ele julga merecer0. A turba segue o guru, e todos aderem pressurosos ao enxovalho geral.
Os textos curtos engendram argumentos mutilados e comentários iracundos. A julgar pelos erros de português, a maioria deles nunca leu um livro até o fim. No seu mundo pequeno não há nuances, ou se é preto ou se é branco, aliado ou inimigo. Só trocam ideias com aqueles que pensam igual: para o restante, desaforo neles. Recusam de plano qualquer argumento que possa abalar suas inabaláveis certezas. Os fatos não conferem com as suas opiniões resolutas? Danem-se os fatos.
Para as hordas bolsonaristas os males a combater são a esquerda e a corrupção. Os inimigos são os políticos, o Supremo Tribunal Federal, a imprensa. Desprezam a democracia, a diversidade, o pluralismo. Os seus heróis são os Bolsonaros, os procuradores da Lava Jato, o juiz Bretas, o agora ministro Sérgio Moro, o guru da Virgínia, Carvalho.
Já era assim antes, há bem pouco tempo, de mão trocada, porém de forma menos escrachada, nos anos do PT – que, diga-se – ainda permanece com suas chamas e demências particulares.
A vitória de Bolsonaro criou essas novas milícias, que enlouqueceram e incendiaram de vez o ambiente. Fazem vista grossa e culpam os outros pelos erros do governo, atacam de pronto quem se atreve a dizer que o rei está de chinelo de dedo e vestindo uma camisa pirata de time de futebol. Nada os detém, nada diminui o seu ímpeto, o tom estridente das suas proclamas, a virulência de suas palavras.
“Faça a guerra, não faça o amor” parecem dizer, como “hippies” pelo avesso. Estão consumidos pela epilepsia de Cioran. Querem mais porrada, radicalizam, e combatem tenazmente quem faz acenos de paz e pede calma. Isolam e batem pesado naqueles que ousam dizer que nesse clima nada se constrói, e que nesse filme todos morrem no final.
Opinião
Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo
Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.
Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.
Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.
Business
Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Poesia, serviço público
O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.
Canabarro Tróis filho
A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.
A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.
Bagagem
“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).
Entertainment
Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Jorge Uequed – Momento Político
Avanço
O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.
Coligação
Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.
PSL
Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.
O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.
Carnaval
O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques9 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business6 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques7 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques8 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Comunidade10 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida
-
Geral7 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade