Timoneiro

Vacina contra meningite é disponibilizada para crianças e adolescentes nas UBS’s

Divulgação internet

A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas informa que a vacina Meningocócica, que previne a meningite tipo C, está disponível na rede pública. Ela é aplicada aos três e aos cinco meses, além de um reforço a partir de 12 meses de idade, que pode ser aplicado até os quatro anos. Os adolescentes de 11 a 14 anos recebem um reforço, em uma ou duas doses. As aplicações devem ocorrer em um intervalo de seis meses. Já adultos podem tomar apenas uma dose, mas somente por recomendação médica, em  motivos específicos. A vacinação é aplicada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS’s) da cidade.

A meningite bacteriana é uma doença considerada endêmica, ou seja, que apresenta circulação no Rio Grande do Sul e com a qual a área da Vigilância Estadual em Saúde mantém monitoramento. Neste ano, até o momento, foram oito casos, incluídos dois óbitos de São Leopoldo. Em Canoas, não há registros de circulação da doença, até o momento.

A Doença Meningocócica (DM) é uma enfermidade infecciosa aguda que se apresenta em três formas clínicas: meningite meningocócica, meningococemia e meningite meningocócica com meningococemia. A forma clínica mais comum é a meningite meningocócica e a mais grave é a meningococemia (bactéria no sangue). Os sintomas principais são: dor de cabeça (geralmente constante e difusa); náuseas e vômitos; sinais gerais de infecção, como febre, calafrios, dores no corpo e mal-estar. No caso da meningite bacteriana, mais grave, o paciente pode ficar sonolento, confuso e com surgimento de lesões avermelhadas na pele.

Sair da versão mobile