
Divulgação Câmara Municipal / Vereador Dario da Silveira (PDT)
Foi aprovado em sessão desta terça-feira, 2, na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que obriga empresas privadas e concessionárias de serviços públicos a dispensar atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia durante todo o horário de expediente. O PL 13/19, de autoria do vereador Dario da Silveira (PDT), também se aplica aos estabelecimentos comerciais que recebem pagamento de contas, permitindo ao portador da doença utilizar as filas destinadas aos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.
Segundo o autor, apesar de afetar 2,5% da população mundial, na grande maioria mulheres, a síndrome ainda é desconhecida e desacreditada. “A fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição, distúrbios do sono”, esclarece Dario.
Aprovada criação do Dia Municipal de Conscientização da Fibromialgia
Outro projeto de autoria do vereador Dario (PL 28/19), aprovado nesta terça-feira, institui o Dia Municipal de Conscientização da Fibromialgia, a ser realizado, anualmente, em 12 de maio. O objetivo da data é desenvolver ações educativas e de esclarecimento à população e aos profissionais de saúde sobre doença, os sintomas e as formas de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.