Connect with us

Política

Vereadores se manifestam sobre fim do aeromóvel

Published

on

0Os vereadores Dario Francisco da Silveira e DJ Cabeção, ambos do PDT, votaram contra o Projeto de Lei (PL) que deu fim ao projeto do aeromóvel na cidade e que mudou o empréstimo destinado à iniciativa para um Plano de Mobilidade. Os legisladores concederam entrevista ao jornal Timoneiro, durante a última semana, para esclarecer os pontos de discordância com o PL e apontar suas dúvidas.

DJ Cabeção

“A proposta não teve divulgação. Pedimos que fosse adiada para entender melhor o projeto”, relata o vereador DJ Cabeção. Ele afirma que não ficou confortável para votar a favor por conta disso. Segundo ele, diante da importância do projeto, o mais indicado seria a realização de audiências públicas para ouvir a opinião da população. Ainda, o vereador afirma que o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB), auxiliou na busca de recursos em Brasília para o Aeromóvel, durante o governo de Jairo Jorge. O Dj Cabeção também questionou declarações do prefeito publicadas na última edição do jornal Timoneiro: “Gostaria que ele explique por que disse que somos contra a cidade. Não sou oposição ao governo. Mas não concordo com o que está errado. Eu não sou contra a cidade e nem contra o plano de mobilidade, mas acho que não é o momento certo para isso”.

Dario

“Houve desrespeito ao tempo. Pedimos vistas, pois há uma série de questões que ainda temos dúvidas”, afirma o vereador Dario Francisco da Silveira (PDT). Ele também afirmou que o atual Prefeito era favorável ao projeto do Aeromóvel durante governo passado. Diferente do Dj Cabeção, Dario apoia a realização do plano de mobilidade, mas espera um parecer, que segundo ele está sendo elaborado pelo conselheiro do TCE, Cézar Miola, sobre a viabilidade do Aeromóvel: “Se ele disser que o aeromóvel não é viável, eu apoio o plano de mobilidade, que é muito importante para a cidade”. Ainda assim, Dario questiona os valores e pede o cronograma exato das obras e principais trechos da cidade que serão beneficiados. O vereador afirma que seu gabinete também estuda a possibilidade de inviabilizar o PL juridicamente.

O que diz o prefeito Luiz Carlos Busato

Em nota, o Prefeito afirma que o governo esclareceu todas as dúvidas dos vereadores antes da votação. Foram até a Câmara Municipal o secretário Municipal de Projetos Estratégicos, arquiteto e urbanista Odir Baccarin, o secretário adjunto de Projetos Estratégicos, engenheiro Francisco Horbe, o secretário Municipal de Projetos, Captação e Monitoramento, Darci Levis, o secretário adjunto de Governo, Guido Bamberg, e o procurador-geral do Município, Volnei Moreira dos Santos.

Os secretários apresentaram a proposta do Executivo, que alterou o objeto do financiamento contraído para o aeromóvel, para um projeto mais amplo de mobilidade para toda a cidade. Na ocasião, todas as perguntas dos vereadores foram respondidas, inclusive dos dois vereadores que votaram contra. Os demais vereadores entenderam que é mais vantajoso para a cidade um projeto que beneficie 130 km em todos os quadrantes, em vez de um que contemple apenas 4,6 km ligando dois bairros.

“Quanto à colocação de que eu teria buscado recursos em Brasília para o aeromóvel, participei de várias reuniões para a captação de recursos em diferentes áreas para a cidade. Em uma delas, o aeromóvel estava na pauta. No entanto, a mesma reunião também tratou de verbas para o túnel da Domingos Martins e acessos da cidade. Não busquei recursos para o aeromóvel. Inclusive há manifestações públicas minhas, de 2014, em que eu já expressava minhas dúvidas em relação à eficiência do aeromóvel como transporte de massa”, afirma Busato.

Continue Reading

Entertainment

MDB reforça o time de pré-candidatos a vereador

Published

on

Na última terça-feira, 18, o MDB de Canoas fez uma reunião presidida pelo vereador e Presidente Municipal do partido, Cezar Mossini. Reuniu-se lideranças e pré-candidatos a vereadores do partido,para orientações jurídicas e documentações prévias para a Convenção Municipal, que ainda não tem data definida.

Reforçou o time de pré-candidatos do partido, Paulo Accinelli. Ex-vereador do município e atual presidente da Fundação de Saúde, bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar e secretário, idealista de projetos sociais na área dos esportes, agregou-se ao MDB com sua equipe e seus apoiadores.
Segundo o Mossini, a nominata do MDB canoense está quase completa. “O partido está se fortalecendo cada vez mais”, garantiu o presidente municipal.

O MDB canoense que já tinha declarado ser aliado do prefeito Busato nas eleições a prefeito confirmou que estará ao lado do então chefe do executivo canoense.

Continue Reading

Política

Partido NOVO elege Diretório Municipal

Published

on

A primeira convenção do Diretório Municipal do Partido NOVO em Canoas foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento foram eleitos por aclamação os membros do diretório: Leandro Hendler como presidente, Matheus Kleber como vice e Guilherme Lannig e Francisco Rypl como secretários. Juntos, eles irão conduzir o trabalho da sigla na cidade, focado nas eleições municipais.

O partido já tem um candidato aprovado em processo seletivo, Camilo Bornia, para concorrer à prefeitura de Canoas, e está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos a vereador. Mais informações no link https://novo.org.br/queroservereador/.

O deputado estadual Fábio Ostermann e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato participaram da convenção, além de membros do NOVO em Canoas e outras cidades da região.

Continue Reading

Política

Partido Liberal aposta em renovação no Legislativo municipal

Published

on

Heider Couto, presidente do Partido Liberal (PL) em Canoas, visitou nossa redação na terça-feira, 4, para falar sobre as estratégias do partido e convidar população e possíveis concorrentes a vereador a procurarem a sede do partido.

Com apenas 29 anos, Heider tem posição firme e tranquila ao falar sobre sua trajetória à frente da sigla no município e da construção da lista de nomes para o próximo pleito. Ele afirma que o PL não está preocupado em montar nominata para 2020, pois vem fazendo isso desde janeiro de 2017.
Perfil do partido

De acordo o presidente, o Partido Liberal quer ser um dos maiores do RS, e já é oficialmente o terceiro maior do país, contando com 41 deputados federais, ficando atrás somente do PT e do PSL. É um partido de centro e que não tem perfil em fazer oposição aos governos atuais. “Nenhum governo irá conseguir contentar a todos, pois sempre teremos que abranger todas as camadas populacionais. Nosso papel é de colaborar para uma sociedade melhor”, comenta Couto.
Foco na vereança

Heider revelou à nossa reportagem que o grande compromisso para as próximas eleições em Canoas é o de eleger um vereador novo, “pois não vamos aceitar vereador com mandato já”. Ainda contou que 85% da lista de nomes já está completa, entre homens e mulheres, e deste número, mais da metade foram candidatos a vereador em 2016, ou seja, já tiveram testes nas urnas, com potencial, muitos migrados de diversos partidos e que acreditam no PL.

O presidente destacou as atuações do deputado federal Giovani Cherini, terceiro maior votado no último pleito no Estado, coordenador da bancada gaúcha e de ações expressivas nos últimos dois anos, através de emendas, como um grande incentivo para todos. “É um grande líder e orgulho para o partido. Com isso, temos a pretensão de eleger cerca de 50 vereadores que vêm para o PL pela janela partidária, e queremos eleger 300 vereadores e 50 prefeitos, entre prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou.

Convite a pré-candidatos

Heider finalizou nossa conversa convidando a população canoense e, principalmente, pré-candidatos que não tenham partido definido a procurarem a sede do PL (Candido Machado, 385, Centro). “O PL tomou muito cuidado para que não tenhamos dono, temos um sistema cooperativista. Investiremos em cursos e todos terão chances iguais. Tenho certeza absoluta de que teremos cadeiras garantidas no Legislativo municipal. Procure o PL.”, finalizou.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm