Com a presença de centenas de professores, o Referencial Curricular de Canoas foi entregue oficialmente aos educadores do município na noite de sexta-feira, 22. Após ser elaborado com participação dos próprios professores, o Referencial volta para as escolas, agora aprovado pelo Conselho de Educação.
Em um evento da Secretaria Municipal de Educação (SME), A vice-prefeita de Canoas, Gisele Uequed, a secretária Municipal da Educação, Neka Escobar, e a diretora de Formação, Pesquisas e Projeto da SME, Cristiane De Boite, fizeram a entrega simbólica do documento a diretoras de escolas, tanto de Educação Infantil quanto de Ensino Fundamental.
A vice-prefeita Gisele Uequed ressaltou que Canoas foi um dos primeiros municípios do Estado a apresentar um Referencial Curricular, e agradeceu aos envolvidos no trabalho. “A gente vê uma quebra de uma linha tradicional de trabalho, ‘de cima para baixo’. Esse documento foi feito pelos professores. Esse é um Referencial de inclusão, de implementação de novas tecnologias. É uma capacitação para prepararmos os nossos jovens”, completou Gisele Uequed.
A secretária de Educação de Canoas, Neka Escobar, afirmou que este foi um trabalho que tem a entrega dos professores. “Vai muito além de um simples documento. É um espelho do que nós queremos para a nossa educação”, comenta.
Construído em cima da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi homologada em dezembro de 2017, o Referencial Curricular de Canoas traz as competências e habilidades que servirão, já em 2019, de base para reconstrução das propostas político-pedagógicas e dos regimentos das escolas. O Referencial Curricular estará consolidado no município em 2020 – dentro do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação para implantação do documento.