Política
Novo secretário de Saúde relata atual situação da gestão na cidade
O ex-presidente da fundação de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, é o novo secretário de Saúde de Canoas. Sob novo desafio, o titular de uma das pastas mais importantes da administração municipal concedeu entrevista ao jornal Timoneiro, na última quarta-feira, 13, onde falou sobre a atual situação do sistema de saúde da cidade e sobre o que está sendo feito em cada área.
Gamp
Fernando afirma que já fazia parte da equipe de intervenção na saúde municipal, que assumiu após o escândalo envolvendo o Gamp. Segundo ele, o maior esforço no momento tem sido a retomada a pleno dos serviços do Hospital Universitário: “Estamos reorganizando os trâmites internos das instituições. Renegociamos muitos contratos e conseguimos reduzir 40% dos gastos com medicamentos”. Questionado sobre atrasos no pagamento de salários e demissões, Ritter afirma que tem conversado com os sindicatos: “Tínhamos uma série de problemas e tentamos equalizar ao máximo isso. O Estado continua com dificuldade para honrar regularmente os valores, que começam a chegar a partir de abril. Com isso, tentamos pagar na sequência, se não regularmente”. Com relação aos equipamentos que faltam, o secretário diz que haverá uma agenda com o ministro da Saúde e da Casa Civil solicitando recursos financeiros para equipar o hospital, já que ele é da União.
Intervenção
“Com a intervenção a gente percebeu que havia gargalos dentro da gestão dos hospitais. Estamos reduzindo custos desnecessários. Então cortamos alguns espaços que a gente acha que são menos importantes e enxugamos o nosso quadro de funcionários”, relata Fernando.
Ainda, a intervenção tem a missão de ajustar o novo edital para licitar a próxima empresa que fará a gestão do HU, HPS e outras unidades de Saúde. Segundo Ritter, esse processo já está encaminhado: “O pessoal do Sírio Libanês, que está auxiliando nessa etapa, fez algumas considerações quanto à contratação de uma consultoria e sobre a realização de balanços e balancetes sobre o patrimônio e dívidas do que era gerido pelo Gamp. Enquanto a licitação não sair, vamos continuando com a recuperação dos hospitais”.
Graças
Ritter também comentou a resolução entre a ABC e a Associação São Miguel, nova gestora do hospital Nossa Senhora das Graças: “Vamos aplicar as mesmas regras, monitorar as ações e dar as condições para que eles possam trabalhar. Vamos torcer para que dê certo. O que temos que fazer é fiscalizar e estabelecer as metas para a nova gestora”.
TCE
O atual secretário também falou acerca da decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), proferida pela conselheira substituta Heloisa Tripoli Goulart Piccinini, que considerou irregulares as contas da gestão do exercício de 2015 do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), entidade gerida por Ritter na época. “Já estamos respondendo sobre isso. Faltou a comprovação de alguns documentos, que temos à disposição e vamos disponibilizar assim que for aberto o prazo de defesa. Estou tranquilo quanto a isso, foi uma falha no prazo de entrega, mas já temos isso e tenho certeza que será resolvido rapidamente”, completa Fernando.
Entertainment
MDB reforça o time de pré-candidatos a vereador
Na última terça-feira, 18, o MDB de Canoas fez uma reunião presidida pelo vereador e Presidente Municipal do partido, Cezar Mossini. Reuniu-se lideranças e pré-candidatos a vereadores do partido,para orientações jurídicas e documentações prévias para a Convenção Municipal, que ainda não tem data definida.
Reforçou o time de pré-candidatos do partido, Paulo Accinelli. Ex-vereador do município e atual presidente da Fundação de Saúde, bacharel em Direito, foi conselheiro tutelar e secretário, idealista de projetos sociais na área dos esportes, agregou-se ao MDB com sua equipe e seus apoiadores.
Segundo o Mossini, a nominata do MDB canoense está quase completa. “O partido está se fortalecendo cada vez mais”, garantiu o presidente municipal.
O MDB canoense que já tinha declarado ser aliado do prefeito Busato nas eleições a prefeito confirmou que estará ao lado do então chefe do executivo canoense.
Política
Partido NOVO elege Diretório Municipal
A primeira convenção do Diretório Municipal do Partido NOVO em Canoas foi realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara de Vereadores da cidade. Durante o evento foram eleitos por aclamação os membros do diretório: Leandro Hendler como presidente, Matheus Kleber como vice e Guilherme Lannig e Francisco Rypl como secretários. Juntos, eles irão conduzir o trabalho da sigla na cidade, focado nas eleições municipais.
O partido já tem um candidato aprovado em processo seletivo, Camilo Bornia, para concorrer à prefeitura de Canoas, e está com inscrições abertas para o processo seletivo de candidatos a vereador. Mais informações no link https://novo.org.br/queroservereador/.
O deputado estadual Fábio Ostermann e o vereador de Porto Alegre Felipe Camozzato participaram da convenção, além de membros do NOVO em Canoas e outras cidades da região.
Política
Partido Liberal aposta em renovação no Legislativo municipal
Heider Couto, presidente do Partido Liberal (PL) em Canoas, visitou nossa redação na terça-feira, 4, para falar sobre as estratégias do partido e convidar população e possíveis concorrentes a vereador a procurarem a sede do partido.
Com apenas 29 anos, Heider tem posição firme e tranquila ao falar sobre sua trajetória à frente da sigla no município e da construção da lista de nomes para o próximo pleito. Ele afirma que o PL não está preocupado em montar nominata para 2020, pois vem fazendo isso desde janeiro de 2017.
Perfil do partido
De acordo o presidente, o Partido Liberal quer ser um dos maiores do RS, e já é oficialmente o terceiro maior do país, contando com 41 deputados federais, ficando atrás somente do PT e do PSL. É um partido de centro e que não tem perfil em fazer oposição aos governos atuais. “Nenhum governo irá conseguir contentar a todos, pois sempre teremos que abranger todas as camadas populacionais. Nosso papel é de colaborar para uma sociedade melhor”, comenta Couto.
Foco na vereança
Heider revelou à nossa reportagem que o grande compromisso para as próximas eleições em Canoas é o de eleger um vereador novo, “pois não vamos aceitar vereador com mandato já”. Ainda contou que 85% da lista de nomes já está completa, entre homens e mulheres, e deste número, mais da metade foram candidatos a vereador em 2016, ou seja, já tiveram testes nas urnas, com potencial, muitos migrados de diversos partidos e que acreditam no PL.
O presidente destacou as atuações do deputado federal Giovani Cherini, terceiro maior votado no último pleito no Estado, coordenador da bancada gaúcha e de ações expressivas nos últimos dois anos, através de emendas, como um grande incentivo para todos. “É um grande líder e orgulho para o partido. Com isso, temos a pretensão de eleger cerca de 50 vereadores que vêm para o PL pela janela partidária, e queremos eleger 300 vereadores e 50 prefeitos, entre prefeitos e vice-prefeitos”, afirmou.
Convite a pré-candidatos
Heider finalizou nossa conversa convidando a população canoense e, principalmente, pré-candidatos que não tenham partido definido a procurarem a sede do PL (Candido Machado, 385, Centro). “O PL tomou muito cuidado para que não tenhamos dono, temos um sistema cooperativista. Investiremos em cursos e todos terão chances iguais. Tenho certeza absoluta de que teremos cadeiras garantidas no Legislativo municipal. Procure o PL.”, finalizou.
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques8 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business5 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques6 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques7 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Geral6 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade
-
Comunidade9 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida