Timoneiro

Nova Santa Rita completa 27 anos de emancipação política e administrativa

Paróquia dedicada à Santa Rita, com imagem vinda de Portugal, deu nome à cidade

Nova Santa Rita completou 27 anos de emancipação política e administrativa nesta quarta-feira, 20. Em 1992, o então governador do Estado Alceu Collares sancionou uma Lei Estadual que emancipava o município. Em 3 de outubro do mesmo ano foi realizada a eleição municipal que elegeu o primeiro prefeito da nova cidade, Odone Machado Ramos, e a primeira legislatura da Câmara Municipal, composta por nove vereadores.

Da colonização à emancipação

A região onde o território de Nova Santa Rita está localizado era habitada por índios carijós. Mas, em 1824 os colonizadores alemães começaram a povoar a região costeira ao Rio dos Sinos. Com o crescimento da população nessa região, em 1º de abril de 1846 foi fundado o município de São Sebastião.

Em 1 de maio de 1875, Santana do Rio dos Sinos é emancipada de São Leopoldo, junto com a Vila de São Sebastião do Caí e a Freguesia de São José do Hortêncio, formando o município de São São Sebastião do Caí. Dessa forma, Picada do Vicente passou a ser 6º Distrito de São Sebastião do Caí.

Em 11 de fevereiro de 1884, Justino de Souza Baptista e sua mulher Rita Carolina Martins doaram uma área de terras para a construção de uma igreja que fosse dedicada à Santa Rita, a qual Rita era devota. Com o apoio de famílias portuguesas e alemãs recém-chegadas, o templo começou a ser erguido e uma imagem de Santa Rita foi encomendada de Portugal por Justino Baptista.

Com o tempo, a localidade foi crescendo, bem como as devoções religiosas, o que fez com que o lugar passasse a ser denominado de Santa Rita.

Em 27 de junho de 1939 é fundado o município de Canoas, que acabou absorvendo em seu território toda a área de Santa Rita, antes pertencente a São Sebastião do Caí. Dessa forma, Santa Rita passou a ser 2º Distrito de Canoas.

Em 1987, um movimento emancipacionista foi formado no intuito de tornar Santa Rita um novo município. O plebiscito realizado acabou decidindo pela não separação de Santa Rita de Canoas. Mas, em 1991, uma nova comissão pró-emancipação foi formada e o plebiscito realizado em 10 de novembro obteve vitória pela emancipação, com mais de 64% dos votos válidos.

Primeiros prefeitos

Odone Machado Ramos (1993-1996)
Francisco Antônio Brandão Seger (1997-2004)
Vitor Antônio Silveira de Oliveira (2004-2004)
Amilton da Silva Amorim (2005-2008)
Francisco Antônio Brandão Seger (2009-2012)

Representantes

A prefeita da cidade é Margarete Simon Ferretti (PT), que cumpre seu segundo mandato (2013 – 2020). E os vereadores são: Lebrão (PT), Alex Ávila (PTB), Jair do Lot Pop (PT), Rodrigo Pedal (PT), Mateus Marcon (PT), Professora Ieda Bilhalva (PRB), Paulinho da Ambulância (PTB), Gugu da Farmácia (PMDB), Renato Machado (PTB), Leonardo dos Frios (PDT) e Guilherme Mota (PMDB).

Lideranças se manifestam

Margarete Simon Ferretti – Prefeita de Nova Santa Rita

A prefeita Margarete destaca que a emancipação do município foi uma conquista sonhada, idealizada e realizada com a união política de homens e mulheres. “Emulamos a vontade da população, em transformar, em desenvolver e participar do crescimento da região, até então distrito de Canoas. A confiança das pessoas em nosso projeto nos motiva ainda mais a dar continuidade nos investimentos, garantindo um grande futuro para nossa cidade e para as próximas gerações”.

Mateus Marcon – Presidente da Câmara de Vereadores

“É uma honra ser presidente do Legislativo, ter sido o vereador mais jovem eleito e também o presidente da Câmara mais jovem da história. Nosso principal objetivo é terminar com a diária para cursos, que geram autos gastos para o município, para que cada vez mais tenhamos economia no Legislativo e mais a comunidade vai ganhar. Moro aqui desde que nasci e tenho orgulho de ser filho do deputado Marcon, que muito contribuiu com a cidade, e de participar da gestão da prefeita Margarete, que investiu na educação e tem feito grandes obras na Saúde. Quero desejar um feliz aniversário, com muita prosperidade e luta contra a nova reforma da previdência, que irá prejudicar muito nossa população”.

Sair da versão mobile