Opinião
Tito Guarniere: “O apoio cego e agressivo dos bolsonaristas beira o fanatismo”

Tito Guarniere
CONVICÇÕES INABALÁVEIS
Nós somos, muito mais do que pensamos, presas de nossas convicções. Mesmo o que chamamos de livre-arbítrio obedece a um padrão imutável de pensamento. E se é imutável, livre não é. Com frequência alarmante ignoramos a voz tranquila da razão quando, mesmo diante de evidência solar, bate de frente com nossos pontos de vista e interesses.
Vejam a Justiça do Trabalho. Não somos bons em números – e essa é uma das razões do nosso atraso. Se soubéssemos fazer contas, não aceitaríamos todo o aparato de juizados e tribunais trabalhistas, que só em 2017 teve um custo da ordem dos 22 bilhões de reais, e que rendeu em favor dos trabalhadores, em acordos e sentenças, apenas R$ 8 milhões.
Sempre desconfiei desses valores. A primeira vez que me deparei com números parecidos, dependendo o ano, dei-lhes divulgação – não fui o único e nem dos mais lidos que também publicaram. Achei que haveria uma torrente de desmentidos.
Porém juízes, Ministério Público do Trabalho, advogados trabalhistas e líderes sindicais só encontram boas razões para manter a Justiça do Trabalho. A tudo se responde citando as estatísticas de casos e processos, destacando o papel “insubstituível” da Justiça do Trabalho, de proteger os trabalhadores e reduzir os conflitos sociais.
Do custo tenebroso – que é a razão principal de torná-la apenas um ramo da justiça comum – os seus abnegados defensores passam ao largo e desconversam. Respondem às críticas com argumentos periféricos, desviam o debate para apontamentos secundários. Não tiram o pé da posição inarredável, e acusam as “elites” de conspirar para o fim da distorção. Eles, que são membros proeminentes da elite.
Em cenário próximo, nas redes sociais, as milícias bolsonaristas esbravejam toda vez que alguém ousa criticar o chefe. E ficam ainda mais irritados quando alguém, ontem aliado, muda de opinião.
O site O Antagonista, que apoiou Bolsonaro, mudou levemente de rumo e discordou em uma ou outra questão pontual, diante de erros crassos do governo. Foi o quanto bastou para despertar a ira das redes sociais do capitão.
O site não deixou passar em branco – e nem poderia – a má ideia do presidente de expor a imagem de um doidão na folia, em cena deprimente, deixando um coleguinha urinar sobre a sua cabeça, um fetiche sexual que atende pelo apelido de “golden shower”.
Não é cena para ser exibida. Mas do alto da prerrogativa presidencial, Bolsonaro achou que devia mostrar. Como era de se esperar, recebeu críticas de todo o lado. No caso, provoca menos espanto a ideia rombuda do presidente de divulgar o vídeo, do que as reações desvairadas da tribo, como se ele houvesse praticado o ato mais inocente e necessário.
O apoio agressivo, feroz, dos bolsotários – certos fãs do capitão – em toda a situação, mesmo quando ele erra a mão e cede sabe-se lá a que instintos, beira o fanatismo. São prisioneiros de sua convicção inabalável.
Aplaudem Bolsonaro e criticam a imprensa. Por enquanto ninguém está dizendo que o rei está nu. Mas alguém precisa dizer – e a imprensa diz – que ele está de chinelo e com uma camisa pirata do Palmeiras.
Opinião
Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo
Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.
Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.
Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.
Business
Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Poesia, serviço público
O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.
Canabarro Tróis filho
A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.
A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.
Bagagem
“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).
Entertainment
Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Jorge Uequed – Momento Político
Avanço
O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.
Coligação
Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.
PSL
Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.
O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.
Carnaval
O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.
-
Destaques8 anos ago
Ação multa motoristas por prática de rachas na Avenida Inconfidência
-
Destaques9 anos ago
Confira as seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Business6 anos ago
Tabela de Horários e Itinerários do Sistema de Transporte Público Municipal
-
Destaques7 anos ago
Endereços das seções eleitorais de Canoas e Nova Santa Rita
-
Destaques8 anos ago
Verão Canoas com Art promove oficinas e espetáculo gratuitos
-
Política6 anos ago
Empresário Marcos Daniel Ramos assume Secretaria de Serviços Urbanos de Canoas
-
Comunidade10 anos ago
Condomínio construído em área de risco que pertence ao programa Minha Casa, Minha Vida
-
Geral7 anos ago
Igreja Universal promove evento Agente da Comunidade