Connect with us

Opinião

Olegar Lopes: “Neste 8 de março, quero destacar duas figuras femininas pouco conhecidas”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista

Oito de março

Como homenagem às mulheres, cuja data é comemorada hoje, dia 8 de março, destaco a figura de duas mulheres pouco conhecidas das gerações atuais, mas que, quando jovens, em suas épocas foram exemplo de luta na busca do reconhecimento de valores e igualdade, num tempo em que a função específica da mulher era dedicar-se aos afazeres domésticos. As duas mulheres que escolhi para homenagear as mulheres de hoje no seu dia são a professora, poetisa e oradora Luciana Maria de Abreu, nascida em Porto Alegre, no dia 11 de julho de 1847 e a primeira médica brasileira Dr. Rita Lobato Lopes Velho, nascida em Rio Grande, dia 7 de junho de 1866.

Rita Lobato Velho Lopes frequentou o curso secundário em Pelotas e demonstrou, desde cedo, pendores para a Medicina. Entretanto, os preconceitos da época eram desestimuladores a vocações desse tipo, pois as funções específicas de uma mulher branca continuavam sendo casar (com o marido que o pai escolhesse) o procriar (no que tinham a concorrência das escravas), o rezar e o costurar.

Em 19 de abril de 1879 foi restabelecida a reforma Leôncio de Carvalho pelo Decreto Imperial 7.247 que reconhecia a liberdade e o direito da mulher frequentar os cursos das Faculdades e obter um título acadêmico.

Valendo-se de tal abertura, Rita matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, transferindo-se depois para a Faculdade de Medicina de Salvador, Bahia, onde sentiu a hostilidade, que ainda perdurava, contra o ingresso feminino em cursos superior até receber as maiores considerações do corpo docente da velha Faculdade da Bahia. Defendeu tese sobre “A Operação Cesariana” e recebeu o grau a 10 de dezembro do mesmo ano. Era a primeira brasileira formada em medicina.

Segundo seus biógrafos, a emérita professora e oradora Luciana Maria de Abreu foi colocada na Roda dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia na madrugada do dia 11 de julho conforme registro no livro de assentamentos daquela instituição. Foi adotada pela família de Gaspar Ferreira Viana. Estudou na Escola Miguelina Ferrugem entre os anos de 1854 e 1858. Foi a primeira aluna a inscrever-se na Escola Normal, que havia sido recém-inaugurada no ano de 1869. Luciana já era casada e mãe de dois filhos, Maria Pia e Teofóllio, quando cursava o Normal e foi diplomada professora no ano de 1872. No ano seguinte passou a exercer a profissão como Ajudante de Ensino na Escola da Professora Henriqueta Andrade. Porém, em seguida fundou sua própria escola localizada na Rua da Ponte (atual Rua Riachuelo), nos fundos do Teatro São Pedro.

Luciana de Abreu se notabilizou por ter sido a primeira mulher que, no Rio Grande do Sul e quiçá no Brasil, subiu à tribuna para falar em público, numa época em que a mulher ainda estava submetida a uma situação secundária, desempenhando um papel estritamente doméstico e maternal.

Mas foi como sócia efetiva do Partenon Literário que passou a ocupar lugar na literatura rio-grandense, mais precisamente como oradora e conferencista. Luciana foi pioneira na luta pela emancipação da mulher em todo o país.

*Trechos retirados do Calendário Histórico Cultural, publicado no Caderno Cultural do jornal Zero Hora.

 

Continue Reading

Opinião

Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo

Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.

Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.

Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.

Continue Reading

Business

Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Published

on

Photo: Shutterstock
Poesia, serviço público

O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.

Canabarro Tróis filho

A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.

A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.

Bagagem

“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).

Continue Reading

Entertainment

Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Published

on

Jorge Uequed – Momento Político

Avanço

O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.

Coligação

Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.

PSL

Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.

O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.

Carnaval

O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm