Timoneiro

Lançado edital para a compra de mais de 2.000 computadores para escolas municipais

Foto: Reprodução Internet

A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria da Educação, lançou, nesta quarta-feira, 6, o edital para orçamento de 2.070 Chromebooks, computadores que serão utilizados por alunos da escolas municipais. A iniciativa faz parte do processo de implementação de ferramentas educacionais da plataforma de serviços de educação do Google. A ideia da Prefeitura é inserir o Google for Education em todas as escolas de Ensino Fundamental de Canoas, dando um passo rumo ao futuro e trazendo o que há de mais moderno na educação para o ensino público da cidade. A entrega de propostas ocorre até às 9h do dia 19 de março.

Há poucos meses, o prefeito Luiz Carlos Busato, a vice-prefeita Gisele Uequed e a secretária Municipal da Educação, Neka Escobar, participaram de reuniões e eventos sobre o sistema na sede da Google Brasil, em São Paulo. Desde lá, os processos burocráticos para a aquisição de equipamentos e a contratação da empresa foram iniciados.

O Google For Education é uma série de aplicativos que têm o objetivo de otimizar o tempo dos professores e atrair a atenção dos alunos. O sistema permite que se realizem atividades e provas on line, e a correção dos mesmos em tempo real. A tecnologia vai permitir que os professores mantenham o ensino personalizado, levando em consideração as particularidades de cada aluno e turma. Estima-se que, atualmente, 50 milhões de alunos e professores no mundo utilizam a ferramenta.

Como funcionará

As escolas irão receber os Chromebooks, computadores portáteis exclusivos para uso em sala de aula. No sistema, aplicativos como agenda, disco virtual, editores de documentos, entre outros, são disponibilizados on line, permitindo que as tarefas sejam feitas em grupo, de qualquer lugar e a qualquer hora. Os estudantes ainda podem utilizar vídeos e áudios para reunião, realizar transmissão de arquivos para consulta, ter acesso a um número infindável de materiais de estudo, entre outras vantagens. Já para os professores, as facilidades da sala de aula virtual permitem a criação de tarefas digitalmente, gerenciamento de trabalhos e provas, criação de aulas multimídia e acompanhamento das produções dos alunos.

Sair da versão mobile