
Foto: Vinicius Thormann
Um treinamento promovido pela Secretaria da Educação de Canoas, para cozinheiras e coordenadoras das Escolas Municipais de Educação, abordou aspectos técnicos, sanitários e pedagógicos da alimentação. Coordenado por nutricionistas da Unidade de alimentação da secretaria da Educação, a formação abordou, além das questões pedagógicas das refeições, diversos tópicos relacionados à prática de cozinha nas escolas, como segurança alimentar, recebimento e estoque de insumos, técnicas de manipulação, higienização de mamadeiras, entre outros.
Para a nutricionista Pauline Pacheco, da Unidade de Alimentação Escolar de Canoas, a refeição escolar vai muito além do simples ato de comer. “Eu digo que uma refeição em que a criança seja estimulada e tenha um momento lúdico é mais importante, em termos de estímulo ao desenvolvimento, do que as brincadeiras no pátio”, disse.
A atividade faz parte da preparação da rede municipal de educação para a volta às aulas. O ano letivo para estudantes canoenses começa no dia 18 de fevereiro para a Educação Infantil, e no dia 20, para o Ensino Fundamental.