
Janaina Ribeiro, Alex Ávila e Renato Machado conversaram com a equipe do Timoneiro
SIMONE DUTRA*
Os vereadores Renato Machado e Alex Ávila, ambos do PTB, acompanhados da moradora Janaina Ribeiro, receberam a equipe do Timoneiro na sede do Legislativo, na manhã desta terça-feira, 12, para falar sobre a polêmica das diárias. Janaina é a responsável pelo vídeo que repercutiu na internet, contendo mais de 19 mil visualizações, que registra um tumulto na Câmara de Vereadores, na sessão de 6 de fevereiro. A cena ocorreu após aprovação de um projeto que fixa o valor das diárias de servidores para fora do país em 14 vezes o valor de uma diária de viagem estadual sem pernoite.
Eles relataram que o anexo do artigo que altera a Lei Municipal era pauta de votação para o dia 30 de janeiro, que, por falta de quorum, não ocorreu. E que, no dia 31, foi divulgado um convite à prefeita Margarete Simon Ferretti a um Seminário que será realizado na Itália no dia 3 de março.
Segundo os parlamentares, foi solicitado que o processo fosse repensado, em decorrência da sessão do dia 30 não ter acontecido, e por não ter havido tempo para elucidação das informações. Mas, em sessão realizada uma semana depois, ele voltou para a Casa, onde foi votado e aprovado sem alterações. Para o vereador Renato Machado, o projeto não ficou claro, pois, de acordo com ele: “não especifica sobre qual valor ele multiplicará por 14, e induz ao erro, seja por engano ou má fé”.
Durante o encontro com nossa reportagem, o grupo apresentou os documentos julgados confusos e a carta com o convite à prefeita Margarete. Ainda, o vereador Alex explicou não ser contra a ida da Prefeita ao Seminário, mas “não com o dinheiro público”, acrescentou.
Na ocasião, votaram a favor do valor da diária para fora do país a agentes políticos e servidores os vereadores Rodrigo Pedal (PT), Jair do Lot Pop (PT), Lebrão (PT), Mateus Marcon (PT), Ieda Bilhalva (PRB) e Guilherme Mota (PMDB). Não compareceram à sessão os vereadores Leonardo dos Frios (PDT), Gugu da Farmácia (PMDB) e Paulinho da Ambulância (PTB). Os vereadores Renato Machado e Alex Ávila, do PTB, foram os únicos contrários à proposta.
Prefeitura se manifesta e faz correções
A assessoria de imprensa da prefeita Margarete Simon Ferretti atendeu à equipe de reportagem do jornal Timoneiro e falou novamente sobre as acusações de obscuridade a respeito da votação do texto que altera os valores de diárias para fora do país no município, e informou que o § 5º, incluído ao Artigo 1º, que altera o Anexo I da Lei Municipal nº 821/06, foi aprovado democraticamente em votação na Câmara de Vereadores, e que a tabela segue as orientações do TCE-RS. E, ainda, que, ao contrário do que está sendo divulgado, a prefeita Margarete não irá viajar para a Itália, e que o convite ao Seminário apenas destaca a importância das ações realizadas pela gestão no município. A tabela completa e detalhada sobre os valores foram publicados em nota da Prefeitura em matéria da edição 2847 deste jornal, e pode ser acessada através de jornaltimoneiro.com.br.