Timoneiro

PPP da Corsan pode ser votada na segunda-feira, 18

A proposta de Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan, que envolve o investimento de R$ 9,08 bilhões em diversas cidades da região, deve ser votada na Câmara de Vereadores na segunda-feira, 18 de fevereiro. Dos municípios envolvidos, apenas Canoas ainda não aprovou a PPP, embora a votação já tenha sido anunciada e adiada anteriormente pelos vereadores. O projeto busca elevar a cobertura de esgotos para 87,3% em até 11 anos em Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Guaíba e Eldorado do Sul. Em Canoas, a meta é ampliar de 28% para 90% a cobertura com coleta e tratamento de esgoto em um prazo de 11 anos, o que seria feito em mais de 40 anos sem a PPP.

De acordo com a Corsan, a empresa parceira entrará com recursos próprios, construirá as redes coletoras e estações de tratamento e será remunerada pela Corsan: “A parceria garante mais investimentos, benefícios para a sociedade e fortalece o trabalho da Corsan em outros municípios do Rio Grande do Sul. Além disso, o trabalho nessa região vai melhorar a qualidade das águas de dois dos rios mais poluídos do Brasil: Sinos e Gravataí”. Com valor total de R$ 9,08 bilhões, o contrato prevê a operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário com a execução de obras de infraestrutura, ampliações e melhorias no prazo de concessão – que será de 35 anos. O parceiro privado deverá constituir uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Carro de som

Nos últimos dias carros de som têm circulado pela cidade em diversos bairros, se dirigindo à população e divulgando mensagens contrárias à aprovação da PPP. Embora o cunho político da ação seja claro, os áudios não revelam quem está por trás da campanha que visa colocar a população contra a aprovação da parceria de Canoas com a Corsan. Até o fechamento desta edição a pessoa ou o grupo responsável pelos carros não havia se revelado.

Sair da versão mobile