Ocorre no próximo sábado festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, dia 2 de fevereiro, em Canoas, está com a programação definida (veja ao lado). O evento é uma realização da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), da Associação dos Pescadores da Praia do Paquetá, com apoio da Prefeitura de Canoas.
História
No século XV, com a navegação dos europeus, especialmente dos portugueses, os viajantes pediam proteção à Nossa Senhora dos Navegantes. O simbolismo da mulher corajosa e orientadora, fez com que Maria, protetora e intercessora, fosse vista como uma eterna vencedora pelos inimigos das tempestades. A imagem de Nossa Senhora dos Navegantes foi trazida pelos portugueses no século XVIII, em uma das viagens feitas de Portugal para o Brasil. Já o culto à Iemanjá inicia com a chegada da cultura africana no Brasil. Uma dos Orixás mais conhecidos, a Rainha do Mar tem sua energia ligada ao pensamento, à fecundidade e ao mistério do início. Iemanjá é a protetora dos pescadores e navegadores.
8h – Missa Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, na rua Ana Nery, 1309.
8h30 – Missa na Comunidade Santa Rita de Cássia (SCJ), na rua Bárbara Maix, número 2.
9h – Procissão terrestre, que sai da rua Bárbara Maix, número 2, até a prainha do Paquetá.
10h – Procissão fluvial, saindo da rua Ana Neri, 1309, até chegar à praia do Paquetá.
11h – Benção dos barcos.
11h30 – Ato inter-religioso.
12h15 – Benção da saúde.
15h – Oração do terço.
18h – Oração da Ave Maria.
Risco de ventos e chuva forte no evento
A organização das festividades da 30ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá de Canoas se reuniu, na quinta-feira, 31, no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), para definir as medidas de segurança na ocorrência de possíveis temporais. De acordo com a Defesa Civil do município, há alerta para eventos de chuvas fortes e ventos, além do risco de queda de raios. Tradicional nos festejos, a procissão fluvial exigirá mais atenção nessas condições.