
Canabarro Tróis filho

Não merecem a vida que ganharam
“Metempsicose. Doutrina segundo a qual uma mesma alma pode reencarnar-se em corpos de homens, animais ou vegetais; transmigração da alma”. (Larousse Cultural).
Há povos que cultivam a crença nessa doutrina, que resume uma generosa linha de segmentos no caminho da evolução. Nós só acreditamos na eternidade realizada através da espécie humana, mas a metempsicose admite até a reencarnação da alma em vegetais, o que autoriza um humorista a perguntar qual é a vantagem que os vegetarianos levam nessa corrida rumo ao horizonte da perfeição.
Não liguem, o assunto é sério. Essas pessoas que estão abandonando seus cães e gatos na rua, para poderem sair para o veraneio. Elas não respeitam a vida que ganharam. A mulher sem amor é uma cadela. O homem desumano é um guaipeca.
Bagagem
“Os negros não devem esperar homenagens, de ninguém. O que devem, sim, é homenagearem-se a si próprios galgando os degraus que suas forças alcançarem. Não apenas eles, todos os discriminados do mundo, os albinos, os mulatos, os próprios brancos (há branco discriminando branco, sabiam?). Cada dia, cada minuto, serve para libertar o Homem de sempre, sem cor e sem raça. O Homem”. (O Timoneiro, 11 junho 1982).
Última palavra
“Canoas é órfã” (Carlos Santos Rocha).