Canabarro Tróis filho
Já disseram que “o tempo é o senhor da razão”, mas a verdade é que tem razão quem sabe usar o tempo, dividindo-o de modo que um certo tempo seja suficiente para a realização de certo propósito.
Os enfermos, peregrinos dos consultórios, mal podem disfarçar sua contrariedade. Pagam consultas para tal hora, mas ficam esperando por tempo indeterminado, enquanto entram e saem propagandistas de laboratórios, cheios de saúde e vontade de vender suas drogas… Os clientes, peregrinos dos consultórios médicos, são campeões de paciência e esperança; paciência suportada pelas cadeiras dos doutores, esperança que merece um atendimento pontual. Os médicos, alguns deles “anjos protetores da vida”, lidam com o tempo a cada minuto; portanto, querendo de verdade, pouparão seus cansados clientes de esperas extenuantes.
Bagagem
“A vitória do coração. Parece que o equilíbrio social se sustenta, mesmo, em nossa solidariedade, nossa fraternidade e nossa tolerância, trocadas de amigo a amigo, de vizinho a vizinho. Dependêssemos da ação positiva, rápida, eficaz, continuada, dos timoneiros oficiais, a canoa já teria afundado. Uma vitória do coração, que é informal, sobre os sistemas cerebrais. (O Timoneiro, 9-9-1988).
Última palavra
“Canoas é órfã” (Carlos Santos Rocha, médico).