
Canabarro Tróis filho

A cada dia, repetimos perguntas sobre questões fundamentais sobre nosso passado, presente e futuro. Afirmam que isso é filosofia, o que faz de cada um de nós um filósofo… Pegue um texto de qualquer pensador e peça a um amigo que o simplifique, colocando-o em linguagem simples como a sua. Verá que, na sua simplicidade, você navega em águas profundas e encapeladas. Todos nós sofremos as mesmas dúvidas e morremos sem respostas, afogados em nossa ignorância e impotência.
Como a China de Confúcio submeteu-se a regimes políticos ditatoriais? Ele ensinava que “A educação do homem deve começar pela poesia, ser fortificada pela conduta justa e consumar-se na música”.
A ambição de poder, o engenho político e a maldade congênito, serpente irresistível, determinam as mudanças…
Bagagem
“Nós somos o ovo. Por que o homem não usa seus próprios ovos, como símbolos pascais, poupando o coelho da ofensa e reservando-o para uma fábula mais relativa à humildade, esse atributo tão ausente dos corações de agora? Os ovos humanos são mais do que símbolos. São as próprias sementes lançadas pelo amor na terra da eternidade. Pedro ressuscita em João, que ressuscita em Paulo, que ressuscita em José. E assim é até o fim dos séculos, quando a bomba explodir chamando para o grande júri. E se a bomba não estourar, graças à descoberta do outro amor, haveremos de ocupar todos os espaços do mundo. A árvore da vida dará sombra e alimento para todos. Não precisamos dos coelhos para vencer a morte…” (O Timoneiro, 1976).
Curtas, mas boas
Não precisamos de um só dia, de um só ano para viver conforme as leis de Deus. Devemos, isto sim, aproveitar todos os dias para construir o mundo que Ele deseja.
Última palavra
“Canoas é órfã”. (Carlos Santos Rocha, médico).