SIMONE DUTRA*
Recebemos a visita, na manhã desta quarta, 26, na redação do Timoneiro, do líder comunitário Simaécio Brandão Leite, mais conhecido como Baiano, morador da cidade de Nova Santa Rita há mais de 13 anos. Natural de Jussara, na Bahia, ele veio para Porto Alegre há 18 anos realizar o sonho de conhecer o frio, deixando com a mãe todas as suas economias e a promessa de voltar em três meses. Acabou conseguindo emprego e, após passar por Uruguaiana e Pelotas, foi transferido a trabalho para Nova Santa Rita e apaixonou-se pelo lugar, passando então a se envolver com os problemas sociais da comunidade. “As pessoas me agradeciam pelas melhorias nos bairros e eu dizia ‘mas eu não fiz nada’”, conta rindo.
Aos 44 anos, o agora representante comercial, filiou-se à Rede Sustentabilidade e tornou-se porta-voz do diretório local no município. O partido já discute sua nominata para representantes para o pleito de 2020, e Baiano considera uma possível candidatura para vereador. “O que eu acho errado, eu vou lá e cobro”, enfatiza. Ele diz reconhecer os avanços da atual gestão municipal, mas diz sentir a necessidade de uma renovação e faz críticas em relação ao transporte, falta asfaltamento de inúmeras ruas e de um hospital na cidade.
“Espero que neste ano as pessoas votem conscientes. Eu vejo muita briga por poder entre os partidos. A gente tem que saber que vamos pagar pelos erros, e não é com dinheiro. Eu não gostaria de ter uma pessoa despreparada como presidente. Eu hoje voto na Marina Silva não é nem só pelo meu partido, mas pelo que vi e ouvi dela”, salienta.