Para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional dos Surdos, o Canoas Shopping preparou a ação “Bem te vi, bem te ouvi”, contação acessível de histórias que acontece de sextas a domingos, até 30 de setembro.
Com foco no público infantil e seus familiares, a ação promove a interação e a empatia entre crianças com e sem deficiência, através da magia dos livros e da contação de histórias.
Uma minibiblioteca móvel, com livros acessíveis, com exemplares em Braille e audiolivros com fones de ouvido, circulará pelos corredores do Canoas Shopping, convidando as crianças de todas as idades para participar de uma atividade que une literatura e inclusão.
Em horários definidos (duas vezes nas sextas-feiras e quatro vezes aos sábados e domingos), a minibiblioteca estaciona e compõe um cenário para sessões de contação de histórias. Nesse local, as crianças são incentivadas a pegar um livro para ler, ver, tocar e ouvir, enquanto interagem com personagens que, em meio à diversão, começam a contar histórias.
Atividades
Alice no País das Maravilhas é a história contada em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por uma atriz/contadora surda acompanhada por uma intérprete que fará a tradução para o português.
A Cigarra e a Formiga é contada por uma atriz/contadora com baixa visão, e conta com tradução para a Libras. As duas histórias têm a audiodescrição como aliada para criar imagens na mente da criançada.
O projeto “Bem te vi, bem te ouvi” é totalmente aberto e tem o propósito de criar um espaço de convivência entre crianças, com e sem deficiência, aliando diversão e sensibilização.
A ação acontece de sextas a domingos, de 21 a 30 de setembro. Nas sextas-feiras as histórias são contadas às 15h e 16h. Aos sábados e domingos, às 15h, 16h, 19h e 20h. A participação é gratuita e aberta a crianças de todas as idades, bem como seus familiares.
Criação e direção geral de Magali Hochberg e de Letícia Schwartz e coordenação de acessibilidade Mil Palavras Acessibilidade Cultural.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 21 de setembro de 1982, por iniciativa de movimentos sociais, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Já o dia 26 de setembro foi oficializado como o Dia Nacional dos Surdos através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. As atividades de contação de histórias realizadas no Canoas Shopping são alusivas a estas duas datas comemorativas.