Timoneiro

ASMC completa 56 anos de história

A Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC) completa na próxima terça-feira, 12 de junho, 56 anos de história. O atual presidente é Firmo Farias dos Santos. Firmo filiou-se pela primeira vez à ASMC em 1969, e tem envolvimento nos cargos de gestão da entidade desde o final da década de 1980. A entidade destaca-se dentre muitas entidades representativas da cidade devido à sua potência nas facilidades junto a empresas conveniadas e às facilidades de que ela própria dispõe a seus associados.

Nas décadas de 1940 e 1950, um grupo da então modesta força de trabalhadores públicos da jovem cidade organizava-se. Ao fim de cada mês, alguns deles passavam com uma caixinha para recolher doações. Com o valor arrecadado, era feita uma distribuição aos colegas que recebiam menos, ou aos que precisavam de mais ajuda para cobrir gastos com saúde e alimentação.

Em 1962, um dos líderes dessa iniciativa era Júlio Pereira de Souza. Ao ver o esforço dos municipários para tornar a vida de colegas mais digna, o então prefeito de Canoas, José João de Medeiros, sugeriu a criação de uma entidade associativa que tivesse essa função de assistência social. Assim, no primeiro semestre daquele ano, foram feitas as reuniões que levariam à primeira assembleia formal, em 12 de junho de 1962. Há, entretanto, membros dentre os fundadores registrados na ASMC mesmo antes disso, em datas anteriores, no começo daquele mês.

 

Sair da versão mobile