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Empresa familiar com olhar para novas oportunidades

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                 Família Borges aposta no ramo de transporte há mais de 30 anos

Empresas e Negócios
Por Monique Mendes

A SB Distribuidora é uma empresa familiar canoense que iniciou suas atividades em agosto de 2016. Sua atuação no mercado consiste na venda e distribuição de cadeiras e mesas de plástico direto para os consumidores do Estado. A distribuidora tem como diferencial o menor custo com a entrega e a pronta-entrega.  Apesar de ser uma empresa nova, a SB é parte do histórico de complemento da Transportadora Expresso Tabaí, empresa da família Borges que atua no ramo de transporte há mais de 35 anos. A iniciativa de empreender vinculando negócios partiu do jovem empresário Fábio dos Santos Borges, 26 anos, filho mais novo do casal Adenar e Denise Regina Borges, sócios da Transportadora Expresso Tabaí.

Para Fábio Borges “vincular os negócios para fazer uma base mais sólida e dividir os investimentos é uma boa alternativa para burlar a crise e aproveitar as oportunidades do mercado nos dias de hoje”. O projeto da empresa já existia e era uma aposta do empreendedor, mas faltava a oportunidade certa e o produto adequado para o momento.

Juntamente com o irmão e sócio, Felipe dos Santos Borges, iniciou o processo de busca por um produto que trouxesse o menor valor de investimento e ao mesmo tempo conseguisse considerar o retorno das suas cargas na transportadora. Com a indicação vinda de um cliente de indústria da transportadora se chegou ao negócio da distribuição dos móveis de plástico.

O produto se encaixou em ambas as empresas e a venda pode ser feita para o varejo por um valor melhor, devido ao baixo custo do frete. “Eu poderia contar 100% com a estrutura dos motoristas e caminhões da transportadora e não precisaria ter uma loja física para vender as mercadorias. Todo o processo se daria pela internet”, explica.

Mercado e processo

Segundo Borges, muitas pessoas têm a ideia de que mesas e cadeiras plásticas somente se vendem no verão, onde essa mercadoria tem mais vazão no varejo. Após pesquisas e avaliações, ele descobriu que um outro público consumidor faz uso desse tipo de móveis o ano inteiro: que são as igrejas e pessoas que trabalham com eventos.

Esses clientes não possuem poder de barganha para comprar uma carreta inteira direto da indústria. Mas, ao mesmo tempo, eles não consomem uma quantidade de mercadoria que valha a pena comprar direto no mercado. “Esses clientes compram até cinco mil reais e têm interesse em comprar direto de uma distribuidora. Nós atendemos à necessidade deles, pois trazemos todo o material para o pavilhão e conseguimos repassar sem muito valor agregado”, explica Borges.

Internet como facilitadora para os negócios

A presença das empresas na internet é inevitável para fazer negócios hoje em dia, devido ao grande número de pessoas que fazem uso dela para se comunicar, fazer pesquisas e buscar informações. A presença online possibilita mais oportunidades para conquistar clientes, diminuir custos e dar visibilidade para a marca. Para a SB Distribuidora, a Internet foi essencial para que o negócio existisse. “A ideia de investir no ramo da distribuição não teria saído do papel se não houvesse a internet como facilitadora do negócio”, explica Borges. Na primeira carga da empresa, o material chegou e eles tinham 60 dias para efetuar o pagamento. Após fazer uso dos recursos online, como o site de venda OLX, Mercado Livre, Facebook, Whatssap, todos os produtos foram vendidos com pouco mais de 30 dias. Comprovando, desta forma, o quanto as vendas online são importantes para o seu negócio.

“Você acaba cortando toda imensidão entre o fornecedor e cliente e diluindo o custo de maneira absurda. Com pouco investimento no Facebook e utilizando filtros que possibilitem o mapeamento

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Recursos do Carnaval são destinados para a área da saúde

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UPA Caçapava tem 35% da reforma concluída com verbas economizadas no Carnaval 2019 / Foto: Graziele Albuquerque

Na última segunda-feira, 17, a Prefeitura de Canoas cancelou oficialmente o Carnaval 2020 com o intuito de garantir mais recursos para a Saúde do município. O comunicado postado em redes sociais causou alvoroço entre os carnavalescos pelo fato do Carnaval ser cancelado pelo segundo ano consecutivo.

A economia de mais de meio milhão de reais que iria para o evento será destinada a para a conclusão da Clínica de Saúde da Criança, e também para a compra de equipamentos para a unidade que vai funcionar 24h no Hospital Universitário.

O prefeito Luiz Carlos Busato destacou que, mais do que nunca, a gestão eficiente dos recursos municipais é necessária para garantir os serviços essenciais à população. “Espero contar com a compreensão da comunidade carnavalesca que acompanhou todo o nosso trabalho durante o ano para viabilizar o carnaval sem custos aos cofres públicos. Infelizmente não tivemos apoio da iniciativa privada. Vivemos em um momento de crise no país, que exige que façamos escolhas. Estamos priorizando a saúde da nossa população”, assinalou Busato.

Para os integrantes das escolas de samba, o anúncio da Prefeitura foi surpresa para todos. “Através das redes sociais descobrimos que o nosso Carnaval seria cancelado. Achamos uma falta de respeito com o povo carnavalesco, já estamos há dois anos na espera e agora, simplesmente, pela mídia social, cancelar o Carnaval sem ao menos ter nos chamado”, desabafa Daniel, integrante da escola Neném da Harmonia.

Durante todo o ano aconteceram reuniões com a sociedade carnavalesca de Canoas. O secretário de Cultura, Mauri Grando, relembrou que foi dito aos carnavalescos que eles deveriam “construir uma realidade diferente” dentro das escolas.

A Associação das Escolas de Samba de Canoas (AESC) elaborou um projeto, com oficinas produtivas dentro das agremiações, mas este foi indeferido pela Procuradoria Geral do Município, por ser ano de eleição.

Segundo o secretário de Cultura, o presidente da AESC, Noé Oliveira, já estava ciente do cancelamento, pois foi realizada uma reunião na sexta-feira, 14, onde foi exposta a situação.

Mauri Grando explicou o fato de eventos tradicionais de Canoas, como a Festa do Trabalhador, a Semana de Canoas, Feira do Livro e a Semana Farroupilha serem mantidos. “Todo e qualquer evento parte de uma forma, o número de pessoas que atinge a Semana Farroupilha, por exemplo, é 120 mil, ao contrário do Carnaval, que no último foram 5 mil pessoas. Não sei se teremos outros eventos esse ano”, concluiu o secretário.


Upa Caçapava tem 35% de obras concluídas com valor economizado em 2019

Ao cancelar o Carnaval de 2019, a Prefeitura de Canoas garantiu que destinaria a verba da folia para a reforma da UPA Caçapava e para as obras do novo prédio da UBS Santa Isabel; ambas estão em execução.

A equipe de reportagem do jornal Timoneiro visitou a obra de extensão da UPA Caçapava, que promete ser a maior Clinica de Saúde da Família canoense. No total, são 30 funcionários trabalhando na reforma que está com 35% concluída.

A inauguração da unidade, que será a maior do município, deverá acontecer em junho, e a expectativa é que ela atenda uma demanda maior do que a antiga UPA.

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Sede da 2ª Companhia da Brigada Militar é entregue à população

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Foto: Pablo Reis

 

A inauguração da nova sede da 2ª Companhia da Brigada Militar aconteceu na manhã desta quinta-feira, 20, em frente à Praça Dona Mocinha (Rua Júlio de Castilhos, bairro Niterói – Canoas). O investimento foi de R$ 350 mil e os 300 m² de área construída contam com um prédio que um foi pensado para atender as demandas policiais, com sala de reuniões, local para treinamento, recepção e atendimento ao público. De acordo com a Prefeitura, a unidade também vai atender o bairro Nossa Senhora das Graças.

Pronunciamento de autoridades

O vice-governador e secretário da Segurança Pública do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, que também já foi secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, destacou o alto investimento da Prefeitura em segurança.

O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, afirmou que a segurança pública tem sido uma das prioridades da atual gestão, “já que os canoenses viviam uma forte sensação de insegurança”.

O Comandante Geral da Brigada Militar, Rodrigo Mohr Picon, parabenizou a Administração: “Isso é fruto de um trabalho integrado e, principalmente, da importância que é dada pela Prefeitura e pela comunidade de Canoas ao serviço policial. Nas cidades em que há essa preocupação com a segurança, os índices de violência diminuem e Canoas é um exemplo de inteligência policial, de integração das forças policiais e da interação com a comunidade”.

Também participaram do ato de inauguração as demais lideranças municipais, vereadores de Canoas, operadores da segurança pública e a comunidade em geral.

 

 

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HNSG realiza palestra sobre “Prevenção do câncer aos 30 anos”

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O Hospital Nossa Senhora das Graças realizou, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas e a Liga Feminina de Combate ao Câncer, uma palestra gratuita com o tema “Prevenção do câncer aos 30 anos”, na manhã desta quinta-feira, 20 de fevereiro.

O encontro aconteceu no Auditório Sady Schiwitz, na Prefeitura de Canoas, e teve como palestrante o Dr. Sören  Marian Chicata Sutmöller, oncologista de reconhecida experiência em serviços de pesquisas médica na área do Câncer e especialista no assunto.

A atividade faz parte do ciclo de ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado anualmente no dia 4 de fevereiro, data escolhida para aumentar a visibilidade e a conscientização sobre a doença.

Ao final da palestra, a equipe de reportagem do Timoneiro conversou com o Dr. Sören, que destacou a necessidade de uma mudança na forma de abordar a prevenção do câncer. “A intenção é tentar transmitir um conceito de que o câncer aparece pelo menos duas décadas antes, a partir dos 30 anos”.

De acordo com o especialista, é possível mudarmos alguns fatores de risco antes que a doença apareça. Pois, de acordo com ele, na verdade, quando a pessoa faz prevenção aos 50 anos de idade, só está fazendo o diagnóstico precoce e não a prevenção de fato. “Nosso intuito é fomentar o pensamento na população de que podemos ser protagonistas e não somente expectadores”, concluiu.

Índices

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) divulgou números de Incidência de Câncer no Brasil. O documento aponta o registro de 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e em 2019.

O câncer de pele não melanoma, o mais frequente do país, deve chegar a 165 mil novos casos diagnosticados. Já no âmbito da saúde da mulher, o câncer de mama terá 59 mil ocorrências, enquanto que o de colo de útero, 16 mil. O câncer de intestino em mulheres também alcançará a marca de 19 mil casos, nos homens, 17 mil.

Para os homens, a neoplasia na próstata terá um aumento com o registro de 68 mil pessoas. O segundo lugar é o câncer de pulmão, com 18 mil pacientes.

 

 

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