Connect with us

Opinião

HISTÓRIAS CRUZADAS: Doce inocência

Published

on

Capítulo 3:
por Miguel dos Anjos

A família de Aquiles ainda estava estarrecida em saber sobre a possível importância da obra dele. Enquanto eles ouviam atentamente cada palavra que saía da boca do crítico Pierre Farias, a descrença de cada um se fazia presente e era visível pela troca de olhares e braços cruzados. Farias fez questão de se despedir de todos com um forte aperto de mãos. Quando chegou na vez da viúva, ele a abraçou e disse – fiquem tranquilos, seu marido vai ter o reconhecimento que merece.
O crítico foi embora. O silêncio entre eles era perturbador. Mas foi rompido com o questionamento da esposa do falecido.
– Vocês acreditam no que esse senhor falou?
– Acho que ele está blefando, nos iludindo. Responde indignado Ulisses, o filho mais velho de Aquiles. Ainda complementa: – O pai apresentou sua arte aos sete cantos e poucas pessoas deram valor enquanto ele estava entre a gente. Agora vem esse sujeito, metido a intelectual e tenta nos convencer que esse monte de ferro torcido representa algo. Por que só agora o que ele fazia tem valor?
Enquanto eles discutem por um longo tempo sobre a visita do crítico, Suzana, a netinha do artista que tinha saído do colo da mãe e brincava enquanto eles conversavam, entra novamente na sala, desta vez, trazendo consigo uma das peças do avô. Todos olham para a menina que estava paradinha, abraçada na peça e diz:
– Eu acredito nele! Por que vocês não conseguem ver que elas são especiais? Eu adorava ver o vovô fazendo elas, ele fazia com amor. Sinto saudades dele.
Todos olham para a menina e cessam imediatamente a discussão.
Então, Ulisses embarga a voz e diz:
– Por que estamos discutindo sobre isso? Que diferença faz? Talvez estejamos vedados pelos conceitos impostos a nós pela sociedade e não estamos vendo além do que nossos olhos podem ver. Suzana tem razão. Vamos aceitar a visita da imprensa e mostrar ao mundo o trabalho dele. É o mínimo que podemos fazer.

Continue Reading

Opinião

Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo

Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.

Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.

Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.

Continue Reading

Business

Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Published

on

Photo: Shutterstock
Poesia, serviço público

O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.

Canabarro Tróis filho

A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.

A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.

Bagagem

“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).

Continue Reading

Entertainment

Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Published

on

Jorge Uequed – Momento Político

Avanço

O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.

Coligação

Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.

PSL

Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.

O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.

Carnaval

O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm