Connect with us

Opinião

HISTÓRIAS CRUZADAS: A esperança

Published

on

Capítulo 8:
por Marcelo Grisa

Gabriela e Alex aproximaram-se em passos quase coreografados. Sincronizados em seus pés, vieram até o asfalto da Rua Ipiranga, ficando a apenas três passos um do outro. Nesse ponto, algo brilhava com um calor estranho no peito da moça: era o medalhão. Entretanto, ela não conseguia se importar. Importavam, sim, as respostas. Resolver não apenas este, mas todos os mistérios de sua própria vida.

Alex, por outro lado, estava perdido dentro de si mesmo. Em um vasto espaço bege, estava suspenso, com as roupas que usava quando fora abduzido, em tempos hoje imemoriais. Não conseguia se mexer, tampouco estava preso em qualquer estrutura. Os espíritos de formas que não pertencem à Terra o circundavam, fazendo perguntas que sua mente não compreendia, tanto em forma quanto conteúdo. Era como se formas geométricas entrassem na sua mente tentando montar formas que explicassem a situação.

Fora dali, os fantasmas controlavam seu corpo. Dando mais um passo à frente, Alex – ou quem quer que fosse em seu lugar ali – encostou um dedo indicador na testa de Gabriela. Sem reação, ela experimentou uma visão que a deixou desconcertada.

Estava por sobre uma espécie de cidade, que mesclava-se a uma grande floresta. Torres viam-se integradas a árvores com caules roxos e folhas de todas as cores e mais algumas. Alguns segundos depois, era como se caísse na cidade, ficando apenas a alguns metros de cidadãos aparentemente pacatos.

Alguns deles eram humanos, outros não. Comércio, confusões, intriga, amor, vizinhança, azedume e às vezes festa: conseguia sentí-los, todos, de formas que nunca havia. Como se pudesse ler suas mentes. Como em um livro de narrativa onisciente.

Arrebatada pela avalanche de percepções, de repente, tudo tornou-se mais escuro. Uma explosão ocorria ao longe. Lasers começavam a cruzar o céu, em diferentes cores. Mas o espetáculo não tinha um desfecho alegre.
No final, enquanto voltava a si, uma frase gravou-se em seu cérebro. Tão simples, e tão poderosa. Não era escrita desse jeito – ela nem sabia se nosso alfabeto a comportaria. Mas era clara em sua intenção.

– Salve-os, minha filha amada.

Continue Reading

Opinião

Olegar Lopes: “Confira os eventos campeiros programados para esse início de 2020”

Published

on


Olegar Lopes – Agenda Tradicionalista
Tradicionalismo

Além do 33º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, um dos maiores eventos do gênero do cone sul da América, recentemente realizado na cidade de Vacaria, promovido pelo CTG Porteira do Rio Grande, muitos outros eventos culturais, artísticos e campeiros já estão programados para esse início de 2020.

Após o período de férias quem primeiro estará arrumando as malas são as prendas cujo destino é Carazinho, onde dia 7 de março próximo será realizado o 33º Seminário Estadual de Prendas. Logo em seguida quem estará preparando os cavalos, as encilhas e emalando o poncho é a gauchada campeira para tomar o rumo dos campos de Pelotas onde, dias 19, 20, 21 e 22 de março, será realizada a 32ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS) – a maior festa do campeirismo gaúcho realizada pelo MTG. Já mais adiante, dias 22 e 23 de agosto, a realização da 1ª Inter-regional do Enart 2020, evento que será realizado na cidade de São Jerônimo e conta com a participação artística de entidades tradicionalistas das seguintes Regiões Tradicionalistas: 1ª RT, 2ª RT, 6ª RT, 12ª RT, 16ª RT, 22ª RT, 23ª RT, 26ª RT e 30ª RT.

Como sabemos, o Rodeio Internacional de Vacaria é o maior do gênero do cone sul da América e citar as conquistas de representantes individuais ou de grupos da nossa 12ª RT é gratificante. Os representantes da nossa região que conquistaram premiação foram: o grupo veterano de danças do CTG Brazão do Rio Grande de Canoas, 3º lugar na modalidade danças gauchesca; a prenda Luiza Bento Casanova do CTG Tapera Velha de São Leopoldo, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda adulta e a prenda Giovana Demarchi Cavalheiro do CTG Independência Gaúcha de Esteio, 1º lugar na modalidade interprete vocal prenda juvenil. Não deixa de ser gratificante citar um canoense, embora como representante do CTG Estância da Serra de Osório 23ª RT: Marcelo Rosa conquistou pela segunda vez o 1º Lugar na modalidade chula peão veterano.

Continue Reading

Business

Canabarro Tróis filho: “Poesia, serviço público”

Published

on

Photo: Shutterstock
Poesia, serviço público

O Edson Medeiros está sendo atacado pela Poesia, de surpresa (a Poesia está em tudo, a todos os momentos, nós é que devemos presenteá-la). No seu primeiro livro, “Poesia quase”, ele nos oferece suas descobertas, onde precisamos descobrir poesia. O livro é discreto, sem solenidades que desafiam nossa sensibilidade.

Canabarro Tróis filho

A Poesia e a Política são irmãs, a serviço do povo. O poeta é como um servidor sem folga, a interpretar a vida, o lado oculto da vida, enquanto a Política lida para decifrar os enigmas do mundo visível, material. Avançamos na trilha do Conhecimento quando harmonizamos os dois mundos.

A vida segue e a vida não tem meio-expediente, ponto facultativo. Sua semelhança o obriga a buscar a partilha.

Bagagem

“Os meninos filhinhos de papais, menininhos de mamães, adotivos do poder, buscando uma festa mais, e não tendo o que fazer, fogo no índio botaram, pensando que era um mendigo” (Diário de Canoas, 21-4-1997).

Continue Reading

Entertainment

Jorge Uequed: “Últimas da corrida política em Canoas”

Published

on

Jorge Uequed – Momento Político

Avanço

O MDB, dirigido pelo vereador Mossini, teve um grande avanço esta semana, conquistou o apoio e adesão do ex-vereador Paulo Accinelli, e também recebeu a ex-candidata a vereadora Aiko, que era do PRB e fez 600 votos na eleição passada pelo então partido.

Coligação

Setores do PSDB e do PDT estão trabalhando para realizarem uma coligação para a eleição de Prefeito. São duas forças políticas que querem assumir a Prefeitura.

PSL

Com o lançamento da pré-candidatura da senhora Carolina Lompa, o partido entra na disputa pela Prefeitura e pretende eleger vereadores.

O deputado federal Nereu Crispim, que é presidente estadual do PSL, e que é canoense, está exercendo grandes forças para a representação do partido mostrar a sua força em Canoas.

Carnaval

O vereador Paulo Ritter protestou na tribuna contra a retirada do apoio financeiro da Prefeitura para o carnaval deste ano. Entende que a festa popular tem que ter apoio do setor público.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm