Timoneiro

Fomeria: uma empresa com fome de sorrisos

Monique Mendes

Enfrentar os obstáculos na busca de um sonho não é tarefa fácil, mas foi possível para a administradora Andresa Invernizzi Bassani, 27 anos, devido à sua determinação. Há quase um ano, a jovem encarou os desafios de abrir o próprio negócio e realizou o sonho de ter a empresa Fomeria, em Canoas. O local é como ela idealizou: simples e acolhedor. “Sempre acreditei que as melhores coisas da vida são as mais simples, como: sorrir, conversar e comer. Por isso, criei um lugar em que as pessoas compartilhem essas simplicidades com outras pessoas especiais ou que possam levar um pouquinho disso pras suas casas”, explica Bassani.

A empresa, que é um mix de minimercado com padaria e espaço de convivência, levou tempo para ser concebida. Só a marca, que é a junção das palavras fome e sorrisos, levou um ano e meio para ser construída. Segundo a jovem, a empresa foi um sonho que demorou um bom tempo para ser tirado do papel. No início, ela enfrentou preconceitos por ser jovem, mulher e estar sozinha à frente do seu negócio. “Quando fechei as portas depois do primeiro dia de trabalho, eu chorei de emoção por lembrar tudo que tinha enfrentado e conquistado para estar ali”, diz.

Antes de abrir o negócio ela foi para São Paulo fazer cursos de gastronomia, visitou lugares como minimercados, padarias, confeitarias e algumas cafeterias. Nestas visitas, acabou buscando inspiração em cada um destes locais. “Não houve apenas uma inspiração para a empresa, mas todos os lugares e pessoas que conheci inspiraram a criação do espaço que a Fomeria é hoje. E, com certeza, os clientes que passam por aqui inspiram como vai ser a Fomeria no futuro”, comenta.

Mix de produtos Fomeria

A Fomeria trabalha com um mix de produtos típicos de minimercado, mas também oferece produtos diferenciados e artesanais, como exemplo, as massas Di Paolo, nas quais o cliente pode escolher o tipo e o molho e fazer uma comida de restaurante em casa. O suco de laranja também é apreciado pelos clientes, pois o processo é feito na hora, sem adição de açúcar, nem água.

A empresa também é padaria e vende desde o pão francês, até pães, doces e bolos totalmente artesanais, sem adição de conservantes. Entre os pães mais procurados estão o que é feito com suco e casca de laranja e o de cenoura trufado com chocolate.

Segundo a empresária, todos os dias um mix de novos produtos é elaborado na empresa. A Fomeria ainda conta com área de fiambreria, onde o cliente pode escolher o fiambre e o tipo de corte que vai ser feito.

Sobre a Fomeria

Hoje, a Fomeria é uma realidade e está próxima de completar seu primeiro ano, no dia 16 de outubro. Além da administradora, a empresa conta com seis profissionais que trabalham diariamente para manter os produtos em dia e espaço organizado. Segundo Bassani, a jornada diária é exaustiva e não falta trabalho, mas as pessoas que vão até o estabelecimento sorriem e agradecem pela Fomeria existir e ter conquistado um espaço especial na vida delas.

A Fomeria ainda promove eventos e proporciona momentos de lazer para as pessoas. Neste ano, já promoveu feiras de artesanato organizadas pelo Bazar Arte com Sabor e também, o Festival de Cerveja Artesanal Fomeria, que aconteceu no próprio estabelecimento. Os eventos são de rua, abertos para o público e se tornaram uma opção de lazer para as pessoas.
A empresa está localizada na rua Dr. Barcelos, 77, no Centro de Canoas. Abre de segunda a sábado das 7 às 20 horas e nos domingos abre das 9 às 20 horas.

Sair da versão mobile