A ideia de uma terceira idade iniciada aos 60 e marcada por tempo ocioso é deixada para trás no Programa Gerações, apresentado pela Prefeitura de Canoas e aprovado pelo Legislativo nessa terça-feira, 29. A iniciativa, inédita no país e lançada na quarta-feira, 30, busca reinventar a forma de envelhecer.
As aulas, com duração de um semestre e divididas entre teoria e prática, vão trabalhar questões como o uso de tecnologias, noções básicas de escrita e oralidade, raciocínio lógico, responsabilidade socioambiental, direitos humanos, sociais e trabalhistas, relações interpessoais e atendimento humanizado. Ao longo da formação, os alunos receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 727, além de uniformes e materiais como cadernos, lápis, canetas e pastas.
A vice-prefeita Gisele Uequed (Rede) explica: “O Gerações é um projeto inédito e que vai mudar vidas ao gerar inclusão social, capacitação técnica, renda e a reinserção no mercado de trabalho. Desde que o prefeito Busato trouxe a proposta, nos reunimos com a diretoria da Pessoa Idosa, a Procuradoria-Geral do Município, a Controladoria-Geral do Município, a Secretaria de Comunicação e diversos outros secretários e diretores que contribuíram para que a ideia se tornasse realidade”.
Lançamento em meio a especialistas
O programa foi lançado durante o Seminário Internacional Sesc de Envelhecimento e 3ª Jornada Ufrgs de Educação e Envelhecimento, que reuniu especialistas da área da Saúde com foco na terceira idade. Na ocasião, o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB) disse: “Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas já não envelhecem como antigamente e querem cada vez mais se sentir parte do que acontece na sociedade. E esse programa vem atender justamente essa vontade, que percebemos em pesquisas realizadas na cidade de Canoas, além da possibilidade de gerar renda após o término da capacitação”.
Como participar
Os participantes serão selecionados em duas etapas: entrevista com avaliação dos critérios exigidos pelo programa e sorteio após aprovação na primeira fase. Para se candidatar, é preciso ter 60 anos ou mais e possuir renda de até dois salários mínimos por mês, além de estar domiciliado no município de Canoas há pelo menos 2 (dois) anos.
As inscrições poderão ser feitas no site da Prefeitura de Canoas ou presencialmente na Diretoria da Pessoa Idosa (Rua Quinze de Janeiro, nº 15, sala 101) entre os dias 1º e 15 de setembro. Já o início do programa está previsto para fevereiro de 2018. Mais informações pelo telefone (51) 3425-7609, Ramal 1.