A Orquestra Universitária da Ulbra levou alegria para o saguão do Hospital Universitário (HU) Canoas na noite do dia 24 de agosto. Realizada em parceria com o setor de acolhimento da Comissão de Humanização do hospital, a atividade teve o propósito de promover a humanização através da música. Regida pelo maestro e capelão de música da Ulbra, Paulo Brum, a orquestra executou vários temas que chamaram a atenção de quem passava pelo local, entre médicos, enfermeiros, outros colaboradores do HU, além de pacientes e familiares.
A coordenadora de atendimento do HU, Renata Bonotto, explicou a quem era destinada a atividade. “Dentro do propósito de fazer atividades humanizadas no HU, promovemos essa ação que foi destinada a pacientes, seus familiares e colaboradores”, explicou Renata, que filmou com seu celular a apresentação de várias músicas.
Enquanto aguardava a esposa grávida que realizava um procedimento no hospital, Lisandro Castro também filmava e contemplava a orquestra. “Fiquei surpreendido, pois é a primeira vez que vejo esse tipo de apresentação em um ambiente hospitalar. Essa ação descontrai e relaxa”, argumentou Castro. Já Gedielson dos Santos e sua mãe, Jussara dos Santos, se alegram muito com as músicas que escutaram, pois eles demonstraram cansaço ao acompanhar um familiar que está internado há uma semana. “Esse tipo de iniciativa deveria acontecer com mais frequência, porque é ótimo para nos distrair”, disse Santos.
Ao final da apresentação, a orquestra recebeu muitos aplausos. “A essência da confessionalidade é a humanização e esse é um propósito fundamental em nossa orquestra”, ressaltou o maestro Brum.