Connect with us

Ensino

Audiência Pública debate alternativas para o Integração

Published

on

Alunos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), promoveram na última terça-feira, 29, Audiência Pública para discutir alternativas para a melhoria do serviço do transporte integração. Realizado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da instituição, o evento contou com a presença do secretário de Transportes e Mobilidade de Canoas, Ademir Zanetti e do Chefe do Departamento de Transportes Metropolitanos (DEPTM) da Metroplan, Danilo Rossi Landó.

Reivindicações

Paulo Schonhorst, tesoureiro do DCE, abriu os trabalhos da Audiência relatando as reivindicações dos estudantes: “Temos má qualidade do serviço prestado e alto custo da tarifa para um trajeto tão curto”. Representando a direção da Ulbra, a professora Dalva Santana destacou que a audiência é um espaço democrático e que é sempre positivo receber esse tipo de iniciativas na Universidade.

Debates

Em sua fala inicial, Danilo Landó reafirmou o que disse a O Timoneiro em reportagem publicada em julho. De acordo com o representante da Metroplan, a tarifa não é calculada individualmente. “É uma média de toda a região metropolitana. Realmente, dessa forma, pode ser cara nessa situação”. Como ressalva, Landó destaca a existência do passe livre para estudantes com baixa renda.

Mudanças

Como um ponto de partida para melhorias, Danilo explicou que a atual política de gestão da Metroplan estabeleceu uma idade limite para os ônibus do sistema. Além disso, de acordo com ele, a instituição prepara um estudo de modelagem, que pode demorar até um ano para ser concluído. “Isso pode redefinir os tipos de ônibus usados e as tarifas cobradas”. Sobre o serviço prestado na Estação São Luis, ele admite que o funcionamento não é o ideal: “Realmente há um problema na estação São Luis. Não podemos botar mais de dois ônibus ali. Não tem espaço. Isso acaba superlotando os veículos nos horários de maior movimento”. Landó promete que a Metroplan já está levantando informações para resolver esse problema.

Município

Mesmo com a maior competência relacionada ao problema sendo da Metroplan, o secretário de Transportes e Mobilidade de Canoas, Ademir Zanetti, se fez presente. O representa do município falou sobre alternativas para uma solução e criticou o atual sistema de tarifas de transporte coletivo, questionando a gratuidade de passagens: “Só deveria ser gratuito para quem não tem emprego. O povo acaba pagando caro por conta disso. Temos que reduzir as gratuidades. A atual tarifa é injusta”. Como tentativa de solução para o problema de espaço físico na estação São Luis, o secretário anunciou mudanças na Rua Uruguai, que passará a ser mão única no sentido Getúlio Vargas – Ulbra, até a Rua Canadá. “A mudança estará concretizada até o final da próxima semana”, prometeu o secretário.

Presidente DCE

“Desde que iniciamos o movimento observamos o fluxo do integração. Isso tem nos preocupado bastante”, afirmou Stéphanie Do Prado, presidente do DCE. A estudante questionou os presentes sobre a criação de alternativas para o transporte coletivo: “muitos alunos faltam aulas por não ter dinheiro para o transporte”. Outro problema é com relação ao Passe Livre, que só cobre viagens intermunicipais. Desta forma, estudantes de Canoas não podem contar com esse benefício na Integração com o Trensurb.

Ulbra

Ademir Zanetti ainda sugeriu aos estudantes que cobrem da Ulbra a possibilidade de um sistema parecido ao da Unisinos, que paga o transporte Integração na cidade. “A Ulbra também deve ser cobrada. Ela poderia arcar com o valor para que o transporte de estudantes até a instituição seja gratuito. Para a instituição esse valor seria muito pequeno.”

Continue Reading

Destaques

Comunidade do bairro Guajuviras recebe a 5ª edição do Prefeitura Mais Perto

Published

on

A abertura oficial da 5ª edição do Prefeitura Mais Perto, programa que leva serviços públicos e atrações culturais aos bairros de Canoas,  aconteceu na manhã de terça-feira, 6, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Guajuviras. Além dos tradicionais serviços oferecidos à comunidade, a população e os mais de 1200 alunos puderam conferir de perto as melhorias realizadas na estrutura da instituição.

Para a vice-prefeita, Gisele Uequed, o projeto aproxima a Prefeitura das comunidades, oferecendo diversos serviços. “A escola é escolhida para desenvolver o Prefeitura Mais Perto porque nossa Administração acredita que a única forma de transformar a sociedade é por meio da educação. Entretanto, de nada adiantaria investir nas estruturas físicas da escola se não fosse o comprometimento da equipe diretiva, de professores, de alunos e pais engajados no dia a dia pela educação de qualidade”, disse.

O prefeito, Luiz Carlos Busato, ressaltou que há mais de 30 anos a escola não recebia qualquer tipo de investimento em sua estrutura. Busato ainda anunciou aos alunos e professores que, a partir do próximo ano, toda a rede de ensino do município contará com a parceria do Google no aprendizado.

Mais de R$ 800 mil em melhorias

A EMEF Guajuviras recebeu um investimento superior aos R$ 800 mil da Prefeitura de Canoas na melhoria e modernização da estrutura física. Foram realizadas pintura externa, renovação da fachada, caminho coberto entre as dependências, revisão elétrica interna, consertos, adequações e instalações hidráulicas, reconstrução das calçadas nas entradas da escola, reforma dos banheiros masculino e feminino e troca de portas e fechaduras. A capacidade da rampa de acesso para cadeirantes também foi ampliada.

 

Continue Reading

Ensino

CES participa da 3ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh

Published

on

Após vencer o Desafio Ninja de Matemática Mangahigh em junho, os alunos do Colégio Espírito Santo tentarão conquistar mais um troféu da Copa Brasil de Matemática Mangahigh. Em 2016, o CES sagrou-se campeão nesta competição. E na primeira edição, realizada em 2015, a escola foi vice-campeã. Este ano a competição se realizará de 26 de setembro a 10 de outubro, oferecendo como premiação kits de robótica para as três instituições com maior pontuação geral, além de medalhas ouro, prata e bronze conforme os pontos individuais dos estudantes.

A 3ª Copa Brasil de Matemática é uma iniciativa da Mangahigh e tem por objetivo levar aos alunos e escolas brasileiras a última palavra em tecnologia educacional adaptativa para o ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da competição, que é aberta e gratuita para todas as escolas participantes. A Mangahigh é uma empresa britânica líder mundial em sua área de atuação.

Continue Reading

Ensino

Projeto Reviver realiza formatura de duas turmas

Published

on

Foi realizada no dia 16 de agosto, no Centro de Eventos Reviver, na Rua Nerci Pereira Flores, a formatura das duas turmas do Projeto Rede Social Reviver “Qualificação Profissional Preservando o Meio Ambiente”. O projeto beneficiou 120 jovens que até então encontravam-se em situação de vulnerabilidade social.

Durante a execução do Projeto, estes jovens tiveram a oportunidade de se qualificar para o mundo do trabalho participando do Curso de Assistente Administrativo com ênfase em Meio Ambiente e colocando os conhecimentos adquiridos em prática nas empresas parceiras de Porto Alegre e Grande Porto Alegre, que os cotizaram como aprendizes. A Iniciativa foi realizada em parceria com a Petrobras, Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre e Região Brasil.

A mesa foi composta por: Maria Helena Riquinho dos Santos, Coordenadora Geral da Associação Reviver e Coordenadora Soroptimista do Pilar Programas da Região Brasil; Juliana Fortes, Presidente Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre; Lorena Winckler, Presidente Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; Iltamar Rodrigues, Presidente Lions Clube Canoas Centro; Bruna Bertol, Representante da Empresa parceira Bivel Iveco; André Arnold, Representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente; Rubielson Medeiros, Secretário Municipal Adjunto de Cultura; Franciele Valle, Educadora Social do Meio Ambiente da Reviver e Guilherme Nascimento da Silva, representante dos jovens.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2023 Jornal Timoneiro. Developed By Develcomm