Marcelo Grisa
No último domingo, dia 20 de agosto de 2017, cerca de dois mil fiéis da Assembleia de Deus em Canoas estiveram presentes em uma caminhada em louvor a Deus. O ato faz parte das comemorações pelos 80 anos da denominação cristã na cidade – o chamado Jubileu de Carvalho – que atraiu, desde o sábado, 19, cerca de 15 mil pessoas aos cultos comemorativos na sede canoense, situada na Rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho.
História no Brasil e em Canoas
A igreja Assembleia de Deus é, de acordo com números da Universidade de Oxford, a maior denominação de seu tipo no mundo. Originada em 1911 por Gunnar Vingren e Daniel Berg, dois missionários batistas suecos que vieram para Belém do Pará, foi inspirada nos primórdios do Movimento Pentecostal, que começou ainda em 1901, nos Estados Unidos. Primeiramente estabelecidos de forma informal na capital paraense, oficializaram os trabalhos como Assembleia de Deus em 1927. De acordo com dados de 2015, são cerca de 68 milhões de fiéis em mais de 210 países.
Na Praça Antonio Belló, onde ocorreu, em 18 de agosto de 1937, o primeiro culto canoense da Assembleia, foi descerrada uma placa comemorativa. Estiveram presentes o pastor Edegar Machado, líder da igreja no município há mais de 30 anos, bem como representantes de outros Estados do Brasil e até mesmo uma delegação de três pastores uruguaios. Dentre as autoridades, compareceram o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, o secretário de Relações Institucionais, Airton Souza, e o vereador Gilson Oliveira.
Trabalho santo
Ocorreu a leitura de um versículo bíblico, que simbolizou, de acordo com os pastores da Assembleia de Deus, a vontade e a força da denominação pentecostal na cidade. É Mateus 16:18: “E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Este mesmo trecho está na placa que será inserida no monumento que será erguido na praça.
O pastor Edegar Machado agradeceu a presença de todos e exaltou o trabalho do evangelista Amaro dos Santos, que chegou à Canoas em 1937 para cuidar da implantação da Assembleia na cidade. “Não sabemos como foi este primeiro culto, dadas as condições da época. Mas ocorreu aqui, e foi o começo de uma longa caminhada que nos dá muitas alegrias”, assegurou.
O prefeito Busato afirmou que o trabalho de revitalização da praça foi acelerado na praça justamente porque o trabalho da Assembleia, que atende cerca de 16 mil fieis em Canoas, merecia a justa homenagem. “O monumento será construído nos próximos dias, e nós estamos orgulhosos que este movimento também
Depois das homenagens à Assembleia de Deus pelos presentes, houve apresentação da banda da igreja no município, cantando o hino oficial da denominação. Além dela, dois grupos infantis da Assembleia mostraram seu trabalho para o restante dos fieis. Por fim, ocorreu uma caminhada do local até a sede da igreja pentecostal em Canoas, na Rua Florianópolis. Foram exibidos cartazes de representantes dos 23 distritos que englobam os 88 templos da denominação na cidade. Ao final, foi realizado um culto especial de graças pelo aniversário da entidade.